Visita do ministro Fernando Pimentel reforça apoio do Governo Federal à Zona Franca de Manaus, diz governador Omar Aziz

Manaus – O governador do Amazonas, Omar Aziz, afirmou na tarde desta segunda-feira, dia 20 de maio, que a visita do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, reafirma o compromisso do Governo Federal com a manutenção da competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM) na reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que está sendo analisada no Congresso Nacional. O Amazonas defende a manutenção da alíquota de 12% do imposto.

“Ele (o ministro) veio reafirmar o compromisso da presidente Dilma Rousseff com o nosso polo de desenvolvimento. Hoje todo o Governo Federal sabe da importância da Zona Franca de Manaus para o Amazonas e para o Brasil. Nós estamos falando de um governo que tem demonstrado claramente o propósito de continuar ajudando a Zona Franca”, afirmou o governador Omar.

O ministro veio a Manaus para uma reunião de trabalho na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e aproveitou a viagem para se reunir com Omar Aziz. O encontro ocorreu na sede do Governo, bairro Compensa, zona oeste, com a presença do vice-governador, José Melo, do prefeito de Manaus, Arthur Neto, e do superintendente da Zona Franca de Manaus, Thomaz Nogueira. De acordo com o ministro, a equipe econômica do Governo Federal tem o Polo Industrial de Manaus como prioridade. “É um polo industrial importante para o Brasil, não apenas para a região amazônica. Não pode haver prejuízos nem perdas de competitividade do polo nessa reforma do ICMS. Essa é uma questão que está colocada para nós como prioridade”, frisou o ministro.

Na ocasião, Omar Aziz afirmou que na próxima reunião do Conselho Administrativo da Suframa (CAS) ele e o ministro devem se reunir novamente para tratar sobre a Zona Franca de Manaus e também sobre a política industrial do Amazonas, incluindo o polo de Duas Rodas que, segundo o governador, hoje vive um momento melhor. “Hoje o polo de duas rodas respira bem melhor. Temos a perspectiva de que o Brasil volte a crescer para que o poder aquisitivo da população continue bom. A presidenta Dilma tem trabalhado nisso. E isso ocorrendo, junto com a inflação mais baixa, o nosso desempenho na Zona Franca de Manaus também melhora”, afirmou.

Parceria com Coca-Cola – Após a reunião com o ministro Fernando Pimentel, Omar Aziz falou sobre a intenção da empresa Coca-Cola em produzir novas bebidas à base de matéria-prima da região. Segundo o governador, a Coca-Cola já realizou estudos de viabilidade econômica com frutos amazônicos, incluindo o açaí. O estudo apontou pelo menos quatro espécies que poderão ser usadas na fabricação de sucos. Agora, o Governo do Estado trabalha para incrementar a cadeia produtiva do açaí a fim de garantir a produção.

“Hoje nós estamos incrementando a cadeia produtiva para que nós possamos ter matéria-prima em quantidade para a produção. Porque a Coca-Cola não produz uma pequena quantidade. Então é necessário que a gente tenha uma produção muito grande para oferecer o produto ao mercado nacional”, afirmou o governador. De acordo com Omar Aziz, toda a produção de Codajás já está encomendada. E o Governo do Estado está iniciando a construção de uma indústria de pasteurização de açaí no município.

Agenda na calha do Madeira –O governador Omar Aziz adiantou que, neste fim de semana, cumprirá na calha do rio Madeira, com a visita aos seis municípios desta região. “Vou começar por Apuí, Humaitá, Manicoré, vou a Matupi, uma comunidade muito importante, vou a Novo Aripuanã, Borba, Nova Olinda do Norte e na comunidade do Canumã. Devo sair na sexta, dia vinte e quatro, e retornar somente na segunda-feira”, disse. Na agenda estão previstas visitas às obras, entrega de implementos agrícolas e lançamentos de novas obras.

(Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.