
Manaus, AM – Sete toneladas de lixo foram recolhidas das águas do igarapé do Tarumã, na Zona Oeste de Manaus, durante o festival da “Virada Sustentável”, que ocorreu neste fim de semana em Manaus. A ação contou com a participação de mais de 300 voluntários distribuídos em pelo menos 250 atividades gratuitas espalhadas por todas as zonas da cidade.
Adeptos de stand up paddle e caiaque tomaram as águas do igarapé do Tarumã neste sábado (29). Desta vez, os praticantes usaram toda a sua experiência com o esporte em prol de uma causa nobre. Trinta voluntários arregaçaram as mangas, e coletaram garrafas pet, madeira, sacos, isopor e plástico lançados no curso d’água.
As equipes retiraram o lixo acumulado nas áreas de igapó e encaminharam-nos com lanchas de apoio, para a reciclagem. A ação foi organizada pelos projetos Grito D’Água e Remada Ambiental.
Além do igarapé do Tarumã, a área do rip rap no bairro da Redenção, Zona Centro-Oeste, também recebeu equipes do Programa de Revitalização Ecológica e Urbanização Sustentável (REUSA), idealizado pela FAS em parceria com outras organizações.
O grupo promoverá uma ação de revitalização do igarapé, com baixo custo, para restauração ecológica. Será instalado um sistema de esgoto para evitar que o igarapé receba materiais descartados de forma incorreta.
Já no bairro da Compensa, Zona Oeste, o “Cantos de Leitura” – que fica na Cooperativa Aliança – ganhou vários livros para garantir fácil acesso à literatura e aulas de educação ambiental.
Na Zona Leste, os muros da Casa Mamãe Margarida – que recebe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social – e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) receberam pintura e grafite.
A Virada Sustentável Manaus também difundiu propostas para garantir uma cidade melhor, mais arborizada, sustentável e socialmente preocupada com o bem-estar de todos. Foram realizadas rodas de conversa sobre preconceito racial, política, suicídio e outros temas. Também ocorreram inúmeras atividades e oficinas sobre reciclagem de óleo de cozinha, paletes, garrafas de vidro, pet, robótica, vassoura sustentável e outros.
Amazonianarede-Bom Dia Amazonas