Manaus, AM – Fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) do município realizaram nesta quinta-feira, 7, a quarta inspeção aos estabelecimentos comerciais da capital para a verificação do cumprimento às normas de vigilância sanitária.
A avaliação faz parte das estratégias de preparação da cidade para os jogos olímpicos deste ano.
Desde o primeiro semestre, 90 estabelecimentos estão sendo avaliados quanto às características dos serviços e produtos oferecidos, incluindo adequação dos ambientes e dos processos de produção.
Dez equipes de fiscais realizam este acompanhamento, verificando inadequações, orientando os proprietários, definindo providências e estabelecendo os prazos para a realização das mudanças necessárias. O não cumprimento das determinações dentro dos prazos estabelecidos implica em multa, autuação ou lacre do ponto comercial.
O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, diz que o trabalho de fiscalização tem como objetivo orientar os comerciantes e aumentar a qualidade dos alimentos, bebidas e serviços que podem levar risco à saúde, caso não estejam dentro das recomendações do código sanitário.
“Esta é uma ação de rotina da Visa, mas intensificamos as fiscalizações, principalmente nas áreas próximas à Arena da Amazônia, onde o movimento de moradores e turistas será maior no período dos jogos”.
De acordo com Luciana Fares, fiscal nutricionista da Visa Manaus, a maioria dos estabelecimentos visitados nesta quinta-feira encontra-se em fase de solução das pendências encontradas pela Visa Manaus em visitas anteriores.
Dentre os estabelecimentos visitados nesta quinta-feira estão o Hotel Caesar Business, os restaurantes Amazônico, Tambaqui de Banda e Najua, a temakeria Fast Temaki, e os boxes de café da manhã, na Feira do Parque 10 de Novembro.
Amazomnianarede