A equipe de Vigilância Epidemiológica da FVS-AM e o Laboratório Central do Amazonas (Lacem) realizou a coleta no dia 28 de abril e o resultado do exame foi confirmado para Influenza H1N1.
A Fundação de Vigilância de Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), confirma a morte de uma adolescente por H1N1, na última sexta-feira (02). A paciente estava internada no Hospital São Lucas, da rede privada, desde o dia 25 de abril, com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
A equipe de Vigilância Epidemiológica da FVS-AM, em conjunto com o Laboratório Central do Amazonas (Lacem), realizou a coleta no dia 28 de abril e o resultado do exame foi confirmado para Influenza H1N1. Desde a internação, por se tratar de caso suspeito, a paciente já fazia o uso de Tamiflu, mas no final da tarde da última sexta-feira não resistiu a embolia pulmonar.
De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, esse ano foram confirmados cinco casos da doença, sendo que três deles, foram pacientes com gripe comum identificados pelo monitoramento centinela. “O Hospital São Lucas seguiu a nota técnica aos serviços de saúde da FVS-AM, que recomenda a antecipação do tratamento nos casos suspeitos da doença, com o uso da droga viral (tamiflu), mesmo antes da confirmação laboratorial, porém a paciente já chegou à unidade em estado gravíssimo”, ressaltou.
Albuquerque alerta que, em casos gripais, as pessoas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de suas casas, para passarem por avaliação, por profissional habilitado, principalmente aqueles que fazem parte do grupo de risco, tais como: gestantes, pacientes de doenças crônicas, obesos, crianças e idosos.
”A Campanha de Vacinação contra Influenza está acontecendo até o dia 9 de maio, sob a coordenação do Governo do Estado e realização das secretarias municipais. Aqueles que ainda não foram vacinados não deixem de procurar o posto de saúde”, orienta.
Em 2013, durante a campanha de vacinação contra H1N1 realizada nacionalmente, mais de 537 mil pessoas do grupo de risco receberam a vacina contra a gripe no Amazonas. Isso corresponde a 87% da cobertura vacinal em todo Estado. Em Manaus, a campanha conseguiu alcançar a meta de 100% de cobertura, com a vacinação de 244 mil pessoas.
Fonte: Portal D24AM