
(Amazonianarede – Kennedy Lyra)
A Fundação Nacional do Índio (Funai) resolveu abandonar a própria sorte, no presídio, o índio Fernando dos Santos Bezerra, da aldeia Maquira, no Rio Urubu, município de Itacoatiara.
O fato revoltou o vereador Francisco Rosquilde (_T) que anunciou na Câmara Municipal que está preparando uma denúncia a direção estadual da Funai, a fim de que responsabilidades possam ser apuradas.
O índio Fernando Dos Santos Bezerra foi condenado a passar cinco anos na prisão opor roubo e não t4ve a participação de nenhum advogado na sua defesa, segundo informou o vereador.
O índio Maquira já cumpriu 1,8 anos de prisão e até ontem, a Funai não havia designado um advogado para tentar reverter a prisão. Ele está cumprindo pena no presídio do Municipio de Itacoatiara.
Rosquilde fez uma visita ao indígena e, diante de sua lastimável situação, declarou: “O estado dele é delicado”, disse o vereador, acrescentando que já acionou a Funai para as devidas providências. Caso não se resolva o caso num prazo de uma semana, o vereador vai ao Congresso Nacional denunciar a instituição federal. “É injusto o que estão fazendo com o Índio Fernando”.