O torcedor vascaíno que optou por acompanhar o time do coração ao invés de assistir a grande decisão da Liga dos Campeões da Europa deve ter se arrependido bastante nesta tarde de sábado. Em uma partida muito fraca, o Vasco apenas empatou em 0 a 0 com o Joinville, pela sétima rodada da Série B do Brasileiro, na Arena Joinville. O local foi palco da barbárie entre as torcidas do Cruz-Maltino e do Atlético-PR, na última rodada do Brasileirão de 2013.
Com o empate, o Cruz-Maltino caiu para a oitava colocação, com nove pontos em seis partidas. Já o Joinville, com 14 pontos, se manteve na vice-liderança da Série B. Na próxima rodada, o Vasco enfrenta o Bragantino fora de casa, na terça, às 21h50. No mesmo dia, porém ás 19h30, o Joinville encara o América-RN, na Arena Joinville.
PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou bastante equilibrando, com as duas equipes marcando sob pressão a saída de bola. Porém, foi o time da casa que teve a primeira oportunidade de gol: aos nove minutos, o goleiro Diogo Silva foi acionado pela primeira vez em um chute cruzado de Jael. Aliás, o reserva de Martin Silva teria uma tarde de muito trabalho pela frente. Com o decorrer da partida, o Joinville adiantava cada vez mais a marcação, dificultando assim a saída de bola do Cruz-Maltino. Aos 18, Edson Ratinho cruzou pela direita, a zaga do Vasco não acompanhou a movimentação de Jael, que se antecipou a Pedro ken e testou a bola rente a trave do goleiro vascaíno.
O camisa 12 cruz-maltino fez duas importantes intervenções: em contra-ataque pela direita do Joinville, Edigar Junio rolou para Jael na pequena área e o atacante, livre de marcação, chutou para grande defesa de Diogo Silva. Logo depois, Tartá entrou na área, cortou para dentro e bateu. A bola desviou em Marlon e Diogo Silva, novamente, defendeu no reflexo. O time da casa era muito mais organizado que o time de São Januário.
Somente aos 26 minutos o Cruz-Maltino teve a primeira chance clara de gol: Diego Renar passou por Cristian e, mesmo sem ângulo, chutou forte. A bola bateu no goleiro Ivan e saiu raspando na trave. A partir daí, o Vasco começou a tocar mais a bola perto da área do Joinville, mas sem criar grandes chances de gol e dando o contra-ataque para o time catarinense. Aos 36 minutos, Douglas deu uma linda bola para Marlon. O lateral dominou na área e rolou para Edmilson, mas a defesa do Joinville cortou em cima da linha. Na última chance da primeira etapa, Douglas cobrou escanteio na cabeça de Luan, que testou e obrigou o zagueiro do time da casa a salvar novamente em cima da linha. Porém, em contra-ataque, o Joinville quase saiu vencendo no primeiro tempo: Edigar Junio entrou livre pela direita e encheu o pé. Fabrício se jogou e salvou o Cruz-Maltino de ir para o intervalo com a desvantagem no placar.
SEGUNTO TEMPO
Adilson Batista resolveu trocar Rafael Silva pela jovem promessa Yago. Alteração essa que deu um pouco mais de velocidade ao Cruz-Maltino. Logo de início, o Vasco adiantou a marcação e conseguiu trabalhar mais a bola sem dar chance de contra-ataque para os adversários. Aos 14 minutos, Yago rolou para Douglas, o camisa 10 soltou uma bomba que passou muito perto da trave de Ivan. Aos 23 minutos, Adilson tirou o zagueiro Luan e colocou Guilherme Biteco, que caiu pela ponta esquerda a fim de dar mais opções de jogadas.
Porém, mesmo com maior ímpeto ofensivo, o Gigante da Colina não conseguia transformar a posse de bola em gols, fazendo com que o goleiro Ivan pouco trabalhasse na segunda etapa. No mesmo minuto da entrada de Biteco, o Vasco tomou um susto: Edigar Junio puxou para o meio, mas chutou muito fraco. A bola parou nas mãos de Diogo Silva. Aos 38 minutos o Vsco perdeu grande chance de abrir o placar. Edmilson entrou cara a cara com o goleiro e bateu colocado para a defesa de Ivan. A bola ainda escapou e foi na direção do gol, mas Naldo salvou quase em cima da linha. No contra-ataque catarinense, Cristian recebeu de Edigar Junio, invadiu a área e bateu cruzado. Hugo, que havia acabado de entrar, se esticou todo, mas Douglas chegou antes e afastou.
Aos 42 minutos, o Vasco iniciou uma verdadeira blitz para cima do Joinville: Diego Renan tabelou com Biteco e entrou cara a cara. o chute saiu forte, rasteiro, mas Ivan salvou brilhantemente com os pés e mandou para escanteio. Na cobrança, um verdadeiro bate rebate dentro da área e a bola, por puro capricho, não entrou. Depois disso, o Vasco continuou na pressão mas não foi o suficiente para sair de Joinville com uma vitória.
FICHA TÉCNICA:
JOINVILLE 0 X 0 VASCO
ESTÁDIO: Arena Joinville (SC)
DATA/HORA: 24/05/2014/16h20
ÁRBITRO: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
AUXILIARES: Fábio Rogério Baesteiro e Alberto Poletto Masseira
CARTÕES AMARELOS: Doulas Silva (Vasco); Diego Renan (Vasco); Cristian (Joinville); Naldo (Joinville/32′ 2º T); Rodrigo (Vasco 33′ 2º T)
CARTÕES VERMELHOS: –
PÚBLICO E RENDA: –
GOLS: –
JOINVILLE: Ivan; Edson Ratinho, Bruno Aguiar, Rafael e Cristian (Bruno Costa); Naldo, Washington, Tartá (Harrison/22′ 2º T) e Marcelo Costa; Edigar Junio (Fernando Viana/45 2º T) e Jael – Técnico: Hermerson Maria.
VASCO: Diogo Silva; Luan, (Guilherme Biteco/25’2º T) Rodrigo e Douglas Silva; Diego Renan, Fabrício, Pedro Ken, Douglas e Marlon; Rafael Silva(Yago/Intervalo) e Edmilson – Técnico: Adilson Batista.
Fonte: Lancenet