Rio – O Vasco volta hoje ao Maracanã para enfrentar o Fluminense, penando em vitoria, nesse difícil encontro. Os dois, tem situações bem distantes na tabela. O Vasco tenta melhorar a sua posição para sair da zona da confusão e o Flu, tentar se manter do G4. Batizado há pouco tempo como “Clássico dos Gigantes”, Fluminense e Vasco se enfrentam neste domingo, às 15h (Manaus), no Maracanã, envolvidos em gigantescas polêmicas. A começar pela briga das equipes pela contratação de Ronaldinho Gaúcho.
O presidente cruzmaltino Eurico Miranda chegou a anunciar que o jogador estava 90% fechado com o time de São Januário, no entanto, o craque acabou indo parar nas Laranjeiras.
Outra batalha entre tricolores e vascaínos é por conta da disposição das torcidas no Maracanã. As diretorias de Flu e Vasco disputam o espaço ao lado direito das cabines de transmissões, local que historicamente era destinado aos torcedores vascaínos. Os tricolores, que detém o contrato com o consórcio que administra o estádio, afirmam ter o direito contratual de escolher qual setor do Maracanã ficar, justamente o setor Sul.
Momentos distintos
Polêmicas à parte, o duelo entre Fluminense e Vasco coloca frente a frente dois times em momentos distintos no Brasileirão. Enquanto o Tricolor luta para alcançar o topo da tabela da competição, o Cruzmaltino tenta escapar da últimas posições do torneio.
No meio da semana o time de São Januário entrou em campo pela Copa do Brasil e conseguiu uma vitória sobre o América-RN depois de três resultados negativos no Campeonato Brasileiro. O triunfo sobre o clube potiguar deu ânimo ao grupo comandado por Celso Roth, que logo após a partida elogiou a postura da equipe e principalmente a atuação de Anderson Salles, que jogou como volante.
“Desde o primeiro momento, demonstrou qualidade. Bom passe, visão de jogo, bate bem na bola com os dois pés. É mais uma opção. Já estava bem de defensor e agora também nesta função”, comentou Roth, indicando que manter o jogador na função contra o Fluminense.
Dagoberto, que foi expulso contra o América-RN, deve ser aproveitado por Roth e atuar pelo lado do campo para municiar os atacantes Riascos e Herrera, esse último desencantou com a camisa cruzmaltina e balançou as redes pela primeira desde que chegou a São Januário.
O goleiro e ídolo Martín Silva continua fora da equipe, mas já retornou aos treinos leves e a expectativa do departamento médico do clube é que o camisa 1 do Vasco retorne contra o Palmeiras, no próximo domingo (26), pela 15ª rodada do Brasileirão. Jordi continua defendendo do gol do Cruzmaltino.
Pelo lado Tricolor, além da festa programada para a apresentação de Ronaldinho Gaúcho, está a dúvida quanto a escalação de um outro reforço contratado pela diretoria do Fluminense. A documentação do atacante Osvaldo ainda não foi enviada pela federação saudita, o que impede a inscrição do jogador junto à CBF e o ex-sãopaulino pode ficar de fora do clássico. Outro homem de frente que desembarcou nas Laranjeiras sem muito alarde foi Wellington Paulista. No entanto, quem deve fazer companhia a Fred no ataque.
do Flu deve ser mesmo Marcos Júnior. Enderson Moreira ainda tem à disposição para a posição o Magnata, Magno Alves e Lucas Gomes.
Com 27 pontos, o Fluminense tenta se firmar no G-4 do Brasileirão e uma derrota no clássico pode jogar o Tricolor para a quinta posição, caso o São Paulo vença o Sport, na Arena Pernambuco. Ambos os jogos começam às 15h (hora local). No Vasco a ordem é vencer para fugir da lanterna da competição. Mesmo vencendo o duelo com o Flu, o time de São Januário vai permanecer na zona da degola. A derrota no Maracanã aliada a uma vitória do Joinville frente a Ponte Preta, na Arena Joinville, empurra o Cruzmaltino pra rabeira do torneio e aumenta ainda mais a pressão pra cima da equipe do falastrão Eurico Miranda.
Amazonianarede-Lancenet