
Manaus, AM – A torcida do Club de Regatas Vasco da Gama, em Manaus, fez um festão nesta tarde na belíssima Arena da Amazônia, com quase mil mil pessoas assistindo o clássico, o Vasco, que parecia jogar em casa, tamanho foi o apoio da torcida, venceu o Fluminense e conquistou a de maneira invicta a Taça Guanabara, na Arena da Amazônia, o primeiro a ser decido fora do Rio de Janeiro.
Nas arquibancadas da Arena da Amazônia, as torcidas de Vasco e Fluminense deram um verdadeiro show, torcendo sem confusão, e aplaudindo seus times, embora a torcida vascaína tenha vencido de goleada nas arquibancadas..
Riascos foi o nome do Vasco. Com faro de artilheiro, foi dos pés dele que saiu o gol que deu a vitória por 1 a 0 na tarde deste domingo sobre o Fluminense na Arena Amazônia, em Manaus. O gol — oitavo dele nesta temporada — garantiu ao time de São Januário o título da Taça Guanabara, a vantagem do empate na fase final do Campeonato Carioca e o recorde no século de invencibilidade — já são 21 jogos que o Vasco não perde para o rival. Na semifinal, o Vasco pega o Flamengo, enquanto o Fluminense encara o Botafogo.
Apesar de estar com time misto, o Fluminense iniciou o jogo com maior ímpeto ofensivo. O Vasco, com a força dos torcedores em Manaus, não ficou muito atrás. Tanto que em dois minutos, aos seis e sete da etapa inicial, tricolores e alvinegros criaram chances de gol.

Primeiro com o Flu, quando Renato Chaves chegou a estufar as redes, mas o árbitro marcou falta em Martin Silva e anulou o gol. E, logo na sequência, o Vasco acertou a trave com Andrezinho.
Primeiro tempo
No decorrer do primeiro tempo, o Vasco cresceu de produção e igualou as forças com o Fluminense. Jorginho precisou sacar Luan, até então bem em campo, por questão médica, e inseriu Rafael Vaz em seu lugar.
Os minutos foram passando e o intenso calor em Manaus fez com que os jogadores das duas equipes sofressem com desgaste em campo, caindo de produção nos instantes que antecederam ao intervalo. Fred e Nenê, principais nomes de Fluminense e Vasco, respectivamente, não brilhavam.
Mesmo com isso, Levir Culpi e Jorginho não fizeram substituições para o segundo tempo. Logo no minuto inicial, Riascos teve a chance de ouro. Recebeu na grande área, fez o drible, mas demorou demais para finalizar e foi desarmado.

Artilheiro nato, o colombiano criou nova oportunidade aos 21 minutos. Eder Luis tocou para Riascos, que teve a tranquilidade para mandar no canto esquerdo de Diego Cavalieri. Vasco na frente.
Expulsos
Aos 26 minutos, um desentendimento entre Edson, do Fluminense, e Marcelo Mattos, do Vasco, fez o árbitro dar cartão amarelo para ambos. Como já tinham recebido anteriormente, acabaram sendo expulsos e deixou os dois clubes com 10 jogadores em campo nos minutos finais.
Atrás do placar, o Fluminense tentou o empate, mas aos 36 minutos Eder Luis foi quem criou a melhor chance e acertou a trave. Fim de jogo para alegria dos vascaínos, que veem um ano de esperança após um 2015 para ser esquecido.

No Campeonato Carioca, as semifinais ocorrem em jogos únicos — ambos marcados para o próximo domingo. A decisão será em dois jogos.
Resultados do Carioca neste domingo:
Boavista 0x1 Botafogo
Fluminense 0x1 Vasco
Madureira 1×1 Volta Redonda
Bangu 0x3 Flamengo
Amazoninanarede