Vacinação contra gripe começa nesta terça-feira

21-04vacinaA campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira (22) em todo o Brasil e terá continuidade até 9 de maio. Este ano, crianças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos também serão imunizadas. Até o ano passado, apenas aquelas na faixa etária de 6 meses a menos de 2 anos recebiam a dose.

De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo da campanha em 2014 totaliza 49,6 milhões de pessoas. No Pará, esse número chega a 1.699.228 pessoas, sendo a meta vacinar 80% dessa população que inclui, além das crianças, indivíduos com mais de 60 anos, profissionais da saúde, povos indígenas, grávidas, mães até 45 dias após o parto, presidiários e servidores do sistema prisional.

Foram enviadas pelo Ministério da Saúde ao Pará 1.835.170 de doses da vacina, que protegem contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). No Estado, serão 3.439 postos de vacinação, dos quais 2.739 serão fixos, 485 volantes e 120 volantes fluviais, com 22.632 pessoas envolvidas, incluindo 3.439 equipes de vacinação. Além de veículos terrestres, também estarão disponíveis para a execução 40 barcos e 30 voadeiras. O dia D da campanha será em 26 de abril.

A orientação é para que pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também recebam a dose. Elas devem apresentar a prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos onde estão registrados para receber a vacina.

A escolha dos grupos considerados prioritários, segundo o ministério, segue recomendação da OMS e é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento de infecções respiratórias que têm como principal agente o vírus da gripe.

Ainda de acordo com a pasta, a vacina é segura e pode reduzir em até 45% o número de internações por pneumonias e em até 75% a mortalidade por complicações da gripe.

Fonte: Agência Brasil

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.