Usain Bolt e Daniel Dias são eleitos os melhores do ano no Rio de Janeiro

Amazonianarede – Lancenet

Rio – O jamaicano Usain Bolt conquistou o prêmio de melhor atleta masculino do Laureus, considerado o Oscar do Esporte, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira. Esta foi a terceira vez que o velocista recebeu o prêmio, vencido também em 2009 e 2010.

O maior vencedor é o tenista Roger Federer, tetracampeão entre 2004 e 2007. Daniel Dias foi eleito o melhor atleta com deficiência e o único brasileiro premiado da noite.

Ausente na cerimônia, realizada no Theatro Municipal e apresentada pelo ator americano Morgan Freeman, Bolt agradeceu a conquista por meio de um vídeo:

– Para mim é uma honra. Consegui superar inúmeros competidores difíceis. Gostaria de agradecer aos fãs e minha família. Foi um ano muito difícil para mim apesar das conquistas e vencer o Laureus mais uma vez é um prazer imenso – disse.

O campeão olímpico ganhou o prêmio após repetir o desempenho de Pequim-2008 na Olimpíada de Londres-2012 e conquistar o ouro nos 100m, 200m e no revezamento 4x100m. Os concorrentes de Bolt foram Michael Phelps (natação), Mo Farah (atletismo), Lionel Messi (futebol), Sebastian Vettel (automobilismo) e Bradley Wiggins (ciclismo).

O nadador brasileiro Daniel Dias foi eleito o melhor atleta com deficiência após faturar nada menos que seis ouros nas piscinas da Paralimpíada de Londres, todos com recorde mundial.

No feminino, o prêmio foi para a britânica Jessica Ennis, que foi medalhista de ouro no heptatlo em Londres, com o recorde nacional de 6,955 pontos. Na categoria de melhor ano da carreira, o tenista Andy Murray superou Neymar.

No prêmio de esporte de ação, o vencedor foi o paraquedista austríaco Felix Baumgartner, que realizou o salto mais alto de todos os tempos, da estratosfera. A melhor equipe de 2012 foi o time europeu da Ryder Cup. Eles derrotaram os Estados Unidos no torneio de golfe.

O maior retorno do ano foi do dominicano Félix Sanchez, ouro nos 400m com barreiras em Londres-2012, oito anos depois de sua primeira vitória, em Atenas-2004.

A organização ainda homenageou o maior medalhista da história das Olimpíadas, Michael Phelps. O presidente do Comitê Organizador de Londres-2012, o ex-atleta Sebastian Coe, também foi premiado por seu legado no esporte.

Os vencedores foram escolhidos por um júri composto por 46 esportistas da Academia Laureus.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.