UFRR promove Semana da Consciência Negra e Festival de Capoeira

(Foto: Divulgação)

Incentivando e valorizando todas as formas e manifestações culturais do povo brasileiro, e como forma de reconhecimento a contribuição da população negra na construção da identidade nacional, a UFRR (Universidade Federal de Roraima) promove no período de 18 a 22 de novembro no Campus do Paricarana a “Semana da Consciência Negra e Festival de Capoeira 2013” a partir das 19h com entrada franca.

Dentre as ações a serem realizadas estão: rodas de conversa, exposições fotográficas, oficinas e apresentações de grupos artísticos de cultura negra popular. A proposta é realizar uma programação atrativa, gratuita e aberta ao público, como forma de promover o intercâmbio cultural entre as pessoas, grupos artísticos, estudantes e professores.

“Na abertura receberemos o músico Marcelo Yuka, fundador do grupo ‘O Rappa’ que irá ministrar uma palestra intitulada ‘Arte Como Ferramenta Para Transformação Social’. Haverá também a apresentação do grupo cultural africano ‘Khensane’ de Moçambique, pela primeira vez no Brasil”, disse a coordenadora de projetos musicais da UFRR, professora Flávia Ávila. As atrações dessa primeira noite se apresentam no CAF da UFRR (Centro Amazônico de Fronteira da Universidade Federal de Roraima). As demais atividades acontecem no estacionamento do RU (Restaurante Universitário).

Haverá ainda oficinas de capoeira, de dança Afro com o grupo de Moçambique, oficina de máscaras, de jogos de tabuleiros, oficina de samba de gafieira para 20 casais, além de uma feira de artesanato e comidas típicas. As inscrições para a oficina de samba de gafieira e oficinas de capoeira podem ser feitas pelo email da Cultura que é o [email protected] ou no bloco IV – sala 417 da UFRR. As oficinas de jogos de tabuleiro e rodas de conversa serão abertas ao público.

No encerramento do evento no dia 22, haverá o arrastão “Foliacultura” com concentração às 18h e com a participação de trio elétrico e da Banda Paricarana na entrada da UFRR (Av. Ene Garcez) e segue até o estacionamento do Restaurante Universitário, onde haverá um show com o cantor Ben Charles, Banda Guy Braz e fechando a noite a Banda Tribo de Jah, que apresenta suas músicas em estilo de reggae, presente na cultura negra.

“Esta ação atende ao Plano Nacional de Cultura que apresenta entre as suas metas, o estímulo a propiciar a troca de experiência e intercâmbios entre grupos culturais diversos”, explicou Flávia. O evento conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Prefeitura de Boa Vista e da Federação Roraimense de Capoeira. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (95) 3621-3166 ou através do email [email protected]

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.