Manaus – A Universidade Federal do Amazonas, poderá voltar a entrar em greve no mês de setembro. Os técnico-administrativos (UFAM), aprovaram, ontem (27), um novo indicativo de greve a partir de 25 de setembro.
De acordo com o comando do movimento, a deflagração da paralisação vai depender da resposta que a Reitoria da Ufam despachar sobre o abaixo-assinado, que será encaminhado pela categoria, no próximo dia 10. Os técnico-administrativos reivindicam imediata instalação de uma mesa de negociação paritária, com representantes dos servidores, para discutir a flexibilidade da jornada de trabalho da Universidade.
A proposta foi aprovada por unanimidade, em assembleia geral extraordinária, realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), no auditório Paulo Buhrnheim, setor Sul do Campus Universitário.
A assembleia fez parte da programação do Dia Nacional de Paralisação, decidida na Plenária Nacional Estatutária da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), realizada na segunda quinzena deste mês (agosto).
A greve, desta vez, terá um caráter diferenciado das ocorridas em anos anteriores. Ela será de ocupação das unidades, contudo com jornada de apenas seis horas de trabalho. Modalidade que deverá contar com 100% de adesão dos trabalhadores.
A coordenadora geral do Sintesam, Crizolda Araújo, explicou que a deflagração do movimento está condicionada à resposta que a Reitoria da Ufam despachar, até o próximo dia 19, sobre o abaixo-assinado que os técnico- administrativos vão encaminhar à instituição no próximo dia 10. Caso o retorno seja negativo, o indicativo será deflagrado em 25 de setembro.
O abaixo-assinado percorrerá as unidades da capital e os polos municipais. Neste aspecto, a coordenação do Sintesam ressalta a importância das assinaturas do maior número possível de trabalhadores. Na assembleia foram indicados representantes das unidades responsáveis pelo documento nos setores. Contudo, aonde não houver um representante, os técnico-administrativos devem entrar em contato com o Sintesam.
A coleta de assinaturas acontecerá até 9 de setembro e o encaminhamento no dia 10 à Reitoria, que terá prazo até o dia 19 para resposta.
Amazonianarede