Tefé, AM -A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), realizou, na tarde desta quarta-feira (20), o lançamento do 1º Edital de Seleção do Mestrado em Ciências Humanas (Teoria, História e Crítica da Cultura).
A cerimônia foi realizada na Reitoria da UEA, em Manaus, foi transmitida, via rede de dados para a comunidade acadêmica do Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST). O edital oferece um total de 24 vagas.
O curso ofertará vagas para Manaus e Tefé. O Reitor da UEA, Cleinaldo Costa, participou da cerimônia de lançamento do Edital e ressaltou a importância do Curso de Mestrado. Para ele, a oferta de vagas de mestrado para capital e interior fortalece a política da Universidade de promover o conhecimento e elevar o patamar de pesquisa e pós-graduação no Amazonas.
Importância
“Falar de ciências humanas é retornar ao classicismo e a importância da formação humanística do quadro de recursos humanos da universidade. É muito preciso pensar com a mesma importância quando se pensa em tecnologia, saúde, cultura. É entender as humanidades como raiz e essência de onde nós viemos. Todo conhecimento clássico, todo o humanismo que vem de Grécia, Roma antiga, que chegou aos nossos dias vem por contado humanismo”, disse o Reitor.
Para o coordenador do Programa, Otávio Rios, a oferta do curso é um momento significativo que promover o desenvolvimento de uma Universidade mais madura, mais crítica e mais diversa. “A oferta do curso faz história porque reúne pesquisadores competentes, porque interioriza, pela primeira vez na forma de nucleação, a pós-graduação stricto sensu para o Médio Solimões, em Tefé. É preciso agradecer publicamente ao professor Dr. Alfredo Wagner Berno pelo saber transmitido e ensinado”, completou.
Em Tefé, a cerimônia também contou com a presença de representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. “A missão do Instituto Mamirauá e também da UEA é qualificar pessoas, promover reflexão e transformar a realidade no interior do Amazonas. Estamos aqui para colaborar como parceiros nesse processo”, disse a socióloga do Instituto Mamirauá, Ana Claudiese Nacimento.
Inscrições
As inscrições serão realizadas entre os dias 24 e 31 de maio de 2016, das 14h às 17h, na Secretarias da Coordenação do Programa em Manaus e em Tefé, os endereços constam no edital.
O Processo Seletivo será realizado em quatro etapas: Prova de Proficiências em Língua Estrangeira; Prova Escrita de Conhecimento Específico; Avaliação de Anteprojeto de Pesquisa e Arguição do Anteprojeto de Pesquisa.
Amazonianare