Amazonas – Parintins, a terra berço das toadas de Caprichoso e Garantido vai substituir momentaneamente o ritmo das toadas e pelo do samba e machinhas de Carnaval, com a realização de mais uma edição do tradicional Carnailha, confirmado para os dias 27 e 28.
A cidade onde é realizado o maior Festival Folclórico do Amazonas, espera receber cerca de 50 mil visitantes para brincar no o Carnailha que promete muita animação
Diferente dos últimos anos, o evento volta para a avenida Paraíba, com formato de disputa e área para o público amante da folia, só que em dois dias de desfile em vez dos três tradicionais.
Na extensão da avenida Paraíba haverá arquibancadas com boxe de jurados e todo o aparato para conforto do público, informa a Prefeitura de Parintins, que este ano volta a ser administrada pelo deputado estadual Bi Garcia. Em 2016, a então gestão realizou o evento na Praça dos Bois, mas sem desfile e acontecendo apenas o desfile dos blocos em frente a um palco montado no local (ao estilo do Boi Manaus que é realizado no Sambódromo de Manaus).
Os organizadores garantem quem esse será Carnaval grandioso que a comunidade participa como espectador e folião, com estrutura adequada, pacífica e tranqüila com som e estética. Estamos em fase de formatação do evento. Visamos recuperar a qualidade desse evento que, nas gestões passadas do prefeito Bi Garcia, tinha entrada até no calendário estadual atraindo o turista interno”.
Alinhavar detalhes
No início do mês, o vice-prefeito e secretário de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Tony Medeiros (PSL), reuniu com o presidente da Associação Carnavalesca de Parintins, Neto Menezes e o tesoureiro da entidade, Assis Oliveira, para alinhavar os detalhes visando a realização da festa.
Segundo a assessoria de comunicação do município, uma programação especial está sendo planejada para o Carnailha.
“Nossa expectativa é pela retomada, de colocar Parintins novamente na condição de município que avança e desenvolve. Não dá para se arvorar a querer fazer esse resgate sozinho; o povo é fundamental nesse processo, que ajude, apoie e participe efetivamente. Queremos essa união do poder público e população para fazer Parintins voltar a ser grandiosa, para viver, amar e se orgulhar de viver em Parintins”, comentou ele.
A estimativa da prefeitura dé que ,milhares de turistas cheguem à cidade prestigiar a festa momesca parintinense.
“A meta é resgatar o Carnailha no sentido de formato pois houve alteração e não mais se desfilou na avenida Paraíba” (Chico Cardoso, subsecretário de Cultura e Turismo de Parintins)
Ordem do desfile

A Associação Carnavalesca de Parintins, informa a ordem do desfile da chave Especial, que se apresentará em 28 de fevereiro, já está definida, com apresentações que iniciam às 19h30 com o bloco Cruzmaltino e que seguem com Os Metralhas, Mocidade Unidos do São Benedito, Fax Clube, Ursos Polares, Os Titãs, Império dos Palmares, Bad Boy, Rubro-Negro e Unidos do Itaúna. O sorteio do grupo Irreverentes aconteceu ontem, mas não foi divulgado até o fechamento desta edição.
Evento está incluído em ação turística
A Secretaria de Cultura reuniu com os presidentes dos minibumbás Garantido e Caprichoso para formatar a ideia de apresentação das agremiações durante a temporada de transatlânticos.
Segundo a coordenadora de Turismo, Karla Viana, a ideia inicial é formatar o novo produto turístico ao município. “Vamos melhorar o receptivo dos navios, principalmente nesse período que recebemos essa demanda de transatlânticos, com uma mostra dos bois em miniatura”.
A proposta é movimentar a economia da cidade, através das formas culturais que o município dispõe.
“Após vamos realizar essas apresentações para as maiores demandas, Carnailha, Festival Folclórico e assim agregar e beneficiar a todos gerando economia para o município”, pontuou.
Amazonianarede-ACP ( Associação Carnavalesca de Partiins)