Tubulações antigas causam vazamentos em Manaus

Tubulações antigas causam vazamentos em Manaus

Manaus, AM – Na manhã desta quinta-feira (30/11), foi detectado pelos engenheiros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas (Arsam), um vazamento de grandes proporções, em parte da adutora da rua General Carneiro, no bairro São Francisco, zona sul de Manaus.

O volume de água alagou toda a extensão dessa rua e a presença da equipe operacional da Manaus Ambiental foi acionada de imediato, pela fiscalização da Arsam, órgão regulador dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade de Manaus.

De acordo com os moradores, o vazamento começou às 5h da manhã, mas as providências só foram tomadas após a intermediação feita pela agência. Para os engenheiros, a causa do rompimento foi o esgotamento da vida útil da adutora, que possui 400 mm de diâmetro, e tem mais de 20 anos instalada.

“A fissura encontrada media quase 2 metros de extensão. Já detectamos outros vazamentos desse tipo, em áreas mais consolidadas, onde há adutoras e tubulações mais antigas, algumas até da época dos ingleses”, ressaltou Jorge Carésto, engenheiro chefe do departamento de saneamento da Arsam.

Para que os serviços de substituição fossem realizados, mais de 15 (quinze) ruas ficaram sem o fornecimento de água, na região. Parte da tubulação danificada foi substituída para que o vazamento fosse contido e o abastecimento normalizado. Os serviços de reaterro e recapeamento asfáltico da área afetada também foram fiscalizados. A Manaustrans deu auxílio para o desvio do grande fluxo de veículos daquela área.

Denúncias ou reclamações podem ser registradas pessoalmente nos postos de ouvidoria da Arsam, localizados no PAC São José (Uai Shopping), PAC Sumaúma (Shopping Sumaúma) e PAC Galeria dos Remédios, na Rua Floriano Peixoto, Centro (Edifício Garajão), ou por meio dos telefones 0800 2808585/ 3234-8787/ 98423-0981.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.