Trio de ouro do judô amazonense de malas prontas para estágio internacional na Europa

Manaus – O projeto “Amazonas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016” dá mais um importante passo.

De domingo, 14 de abril, até o dia 1º de maio, os judocas Rita de Cássia Reis, 17, e os irmãos Rafael, 19, e Rafaela Barbosa, 20, viajam com a seleção brasileira para um estágio internacional na Itália e Rússia. Eles recebem total incentivo do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), que está arcando com todas as despesas com passagens aéreas, transporte terrestre, pagamento de inscrição, hospedagem e alimentação.

De acordo com a secretária Alessandra Campêlo, o investimento na qualificação técnica dos competidores de esportes olímpicos é uma determinação do governador Omar Aziz. Segundo a gestora pública, a meta do Executivo Estadual é classificar atletas para a Olimpíada de 2016.

“Essa viagem da Rita, da Rafaela e do Rafael para o Circuito Europeu é um investimento do Governo do Estado no desenvolvimento do esporte e não um custo. O intercâmbio vai qualificá-los tecnicamente para as principais competições do ano e projetá-los no cenário olímpico”, explicou Alessandra Campêlo, entregando os bilhetes dos trechos nacionais e internacionais ao trio de ouro.

Para Rita de Cássia Reis, aluno do primeiro do Ensino Médio na Escola Estadual Dorval Porto e competidora da categoria leve – até 44 kg -, o investimento público no esporte é fundamental nessa nova etapa de sua carreira.
“Se não fosse o Governo do Estado, dificilmente eu teria condições de disputar o Circuito. Será minha primeira experiência numa competição internacional com a seleção brasileira. Espero obter novos conhecimentos, pois estarei com as melhores atletas do País e vou competir com adversários com técnicas bem diferentes. Esse intercâmbio vai somar muito na minha carreira e no meu objetivo maior, que é disputar os Jogos de 2016”, disse “Ritinha”, medalha de prata no Brasileiro Sub-20, no Rio de Janeiro 2012, e ouro nas Olimpíadas Escolares, em Cuiabá 2012.

OTIMISMO DOS IRMÃOS BARBOSA

Na família Barbosa, clima de otimismo. Tudo porque na etapa de março, Rafaela brilhou muito nos tatames europeus. Em Portugal, atleta da categoria na categoria meio-leve (até 52 kg) ficou em quinto lugar. Já na Alemanha, a amazonense subiu ao pódio na terceira posição. Uma conquista inédita na história do esporte do Amazonas.

Além do Governo do Amazonas, os irmãos Barbosa também recebem apoio da Prefeitura de Manaus, por meio do programa Bolsa-Atleta. Eles também têm o patrocínio da Fieam, Uninorte e Unip.

Fonte – Sejel

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.