Trio amazonense da Luta Olímpica fará intercâmbio de um mês na Europa

(Foto: Cleiton Viana – Sejel)

Três atletas da luta olímpica amazonense viverão uma experiência inédita em suas carreiras. Promessas da modalidade e apoiados pelo Governo do Amazonas, Thalia Lopes, 16, Andria Pimentel, 16, e David Washington,16, Moreira embarcam no próximo domingo, 24 de novembro, para uma temporada de aprimoramento técnico na Europa.

A convocação dos atletas locais partiu da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). As entidades estão trabalhando para fortalecer a modalidade com foco nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Pequim 2014.

Thalia e Andria foram reveladas pelo projeto Ria/Top Life e hoje fazem parte do pelotão de elite do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA). David foi descoberto no projeto Aliance e também integra o CTARA.

O intercâmbio começa dia 24, quando o trio embarca para a Noruega. Segundo o técnico Helton Henrique, eles ficarão no Velho Continente até o dia 20 de dezembro. “Eles terão a Noruega como base de treinamento e disputarão competições em países vizinhos, como a Bulgária, que tem grande tradição na luta olímpica”, explica o treinador do CTARA.

Formada por mais sete atletas, a equipe canarinho viajará sob o comando do coordenador de seleções da CBLA, Flávio Cabral. “O objetivo desse intercâmbio é a troca de experiência. Eles foram selecionados porque estão em primeiro lugar no ranking nacional em suas categorias e porque venceram as Seletivas da Juventude”, enfatiza Helton Henrique.

Para a lutadora da categoria até 52 kg (estilo livre feminino) e medalhista de ouro (por equipe) e bronze (médio) nos Jogos Escolares da Juventude de Belém 2013, Thalia Lopes, a nova experiência é fundamental para o crescimento no esporte. “Estou muito ansiosa porque é uma nova fase na minha vida. Espero atender a expectativa”, declara.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.