Três judocas amazonenses garantem vaga na seleção brasileira

Amazonianarede – Sejel

Os esportes olímpicos continuam colocando o Amazonas em destaque no País. Competindo neste fim de semana no ginásio Tancredão, em Vitória (ES), três amazonenses garantiram classificação na Seletiva Nacional de Equipes de Base 2013, um evento organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). O trio viajou com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel).

Os classificados são Rita de Cássia Reis, 17, do Cagin Clube, além dos irmãos Rafael, 18, e Rafaela Barbosa, 19, ambos do Centro Juvenil Dom Bosco/Governo do Amazonas/Fieam.

“Foi uma competição muito difícil, pois fiz 11 lutas, com nove vitórias e duas derrotas. Agora, é se preparar para a disputa do Circuito Europeu de 2013, que conta pontos para o ranking mundial. É um passo a mais para o sonho de disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016”, destaca Rafaela.

Dureza também enfrentou Rafael, que venceu cinco combates e perdeu três durante a seletiva nacional. Já Rita de Cássia, que conquistou recentemente a medalha de ouro na etapa juvenil das Olimpíadas Escolares (Cuiabá), superou três adversárias e perdeu duas lutas. O desempenho garante os amazonenses no primeiro pelotão do judô brasileiro.

SOBRE A COMPETIÇÃO

A seletiva classificou os atletas para dois estágios internacionais em 2013. Essas competições contam pontos para o ranking nacional – que teve início com a própria seletiva de Vitória – e que classificará os atletas para os pan-americanos, sul-americanos e mundiais de 2013. Foram classificados os quatro primeiros colocados de cada categoria em disputa nas classes Sub-18 e Sub-21. Atletas de 15 Estados diferentes mais o Distrito Federal estão entre os selecionados. Todas as regiões do País estão representadas entre os 128 melhores colocados.

“A qualidade técnica da competição foi muito elevada. Tivemos a participação de vários medalhistas em campeonatos mundiais e continentais. A equipe de 2013 está muito forte e é formada em sua maioria por atletas que já possuem experiência internacional. A comissão técnica também está muito satisfeita com o grande número de Estados classificados entre os quatro primeiros da seletiva. Isso é o exemplo do desenvolvimento e do crescimento do judô por todo o País”, afirma Kenji Saito, coordenador das seleções de base, ao site da CBJ.

CONFIRA O RESULTADO DOS AMAZONENSES NA SELETIVA NACIONAL DE EQUIPES DE BASE 2013
SUB- 21 FEMININO:

44kg
1º – Tawany Silva (SP)
2º – Letícia Silva (SP)
3º – Rita Reis (AM)
4º – Bruna Silva (SP)

52kg
1º – Jéssica Pereira (RJ)
2º – Bárbara Thomaz (ES)
3º – Rafaela Barbosa (AM)
4º – Rebeka Santos (PE)

SUB -21 MASCULINO:

60kg
1º – Nicolas Santos (SP)
2º – Mike Chibana (SP)
3º – José Vicente Souza (ES)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.