

MANAUS, AM – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) iniciará, em novembro, as atividades do cadastramento biométrico em 52 municípios do Amazonas onde ainda não foi feita a revisão do eleitorado.
“Em novembro, abre o cadastro eleitoral e a gente deve fazer alguns ajustes em Manaus e alguns testes para levar ao resto do Estado e, a partir de janeiro, a gente deve fazer várias ações paralelas de cadastramento biométrico em todo o Estado. Em 2018, vamos fazer uma eleição 100% biométrica em todo o Estado do Amazonas. Vamos priorizar, no primeiro momento, as grandes cidades como Parintins, Coari, Tefé, Tabatinga, entre outras”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação (TI) do TRE, Messias Andrade.
De acordo com Andrade, as cidades com comunidades de difícil acesso também serão prioridade no primeiro momento da nova fase do cadastramento biométrico do Amazonas, com atendimento de eleitores previsto para iniciar em janeiro. “Um exemplo é a cidade de Atalaia do Norte, onde há comunidades muito distantes, principalmente, comunidades indígenas. Nestes locais, temos que iniciar logo em janeiro e deixar até o final do cadastro para podermos contemplar todo mundo. Para isto, a nossa estratégia é ter vários termos de cooperação técnica assinados e termos várias equipes trabalhando paralelamente”, afirmou.
Segundo dados do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em março deste ano, os 52 municípios que ainda não fizeram o cadastramento biométrico no Estado totalizavam 777 mil eleitores.
O secretário afirmou que, no cadastramento em Manaus, foi utilizada a mão de obra de 900 pessoas e, para fazer a biometria no restante das cidades do interior do Estado, este número será muito maior. “Não temos como estimar, ainda, porque não fizemos levantamento pontual”, disse.
O secretário disse que fazer o cadastramento em todo o Estado será uma ‘operação de guerra’. “Mas vamos fazer. Algumas pessoas chegaram a duvidar que faríamos o cadastramento em Manaus, mas a gente tinha plena consciência de que iria dar certo porque trabalhamos com planejamento, ninguém trabalha sem um norte. A gente sabia que ia dar certo”, afirmou.
Meta de 101%
Andrade afirmou que, até o dia 4 de maio, o TRE terá feito o cadastramento biométrico de 101% dos eleitores de Manaus, superando a meta inicial do tribunal. “A nossa meta sempre foi 107%, mas vamos atingir 101% por causa de novos cadastros e transferências”, explicou.
Em 2014, nenhum dos serviços de cadastramento biométrico realizados a partir de 2013 em sete municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM) atingiu a meta de 100% dos eleitores. Neste ano, o tribunal deve encerrar o cadastramento com suas cidades, Manaus e Autazes, superando os 100% dos eleitores.
Balanço
Até a última sexta-feira (22), o TRE havia feito o cadastramento biométrico de 1.215.942 eleitores de Manaus do total de 1.298.582. O número representa 96,96% dos eleitores da capital.
O prazo final para fazer o cadastramento biométrico encerra no próximo dia 4 de maio e não será prorrogado, como ocorreu no último dia 31 de março, quando a Justiça Eleitoral deu uma nova chance aos eleitores que deixaram para fazer a biometria no último momento.
amazonianarede-d24am