Travessia Belém – Marajó ganha “ferry boat” este mês

A partir do próximo dia 12 de julho uma nova embarcação começará a operar na viagem de Belém para o Arquipélago do Marajó, via Porto de Camará. É um “ferry boat” com capacidade superior à das balsas que já operam na região.

Nesta quarta-feira (3), Antônio Bentes Neto, diretor geral da Agência de Regulação e Controle de Serviço Público (Arcon), verificou o andamento da reforma no estaleiro, onde a balsa está sendo adaptada.

A Arcon quer a embarcação operando já no mês de julho, para atender, principalmente, a demanda no período de férias. “Queremos garantir uma viagem tranquila e segura a todos os passageiros”, ressaltou Antônio Bentes Neto.

Com a entrada em atividade do “ferry boat”, além dos barcos que fazem o transporte para o Marajó, quatro balsas também atenderão à demanda de passageiros e de transporte de veículos. Serão três viagens diárias de ida e volta, com reforço às sextas-feiras e no domingo, quando haverá nove viagens. “Três balsas atenderão exclusivamente a passageiros e veículos de passeio, e a quarta balsa dará prioridade aos veículos de carga”, informou o proprietário da empresa Henvil, Daniel Pereira. Uma balsa tem capacidade para 510 passageiros, a outra para 420, e a terceira para 180. Já a balsa destinada aos veículos de carga tem capacidade para 16 carretas.

Até o final de 2012 havia para o Marajó apenas uma viagem de ida e volta. Em reuniões realizadas pela Arcon, no início deste ano, com os prefeitos dos municípios de Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari e representantes das empresas operadoras dos serviços, foram asseguradas viagens extras, para atender a demanda dos moradores da região e de visitantes, com a inclusão de mais horários de ida e volta nas segundas, terças e quintas-feiras, partindo dos portos de Icoaraci e Camará.

Com a nova embarcação, a meta é assegurar novos horários de viagem para o Marajó, e também que passageiros de veículos pequenos não sejam mais conduzidos junto com veículos pesados, como vinha ocorrendo.

Texto: Leiliane Souza – Arcon

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.