Manaus, AM – O mais extenso rio de água negra do mundo foi palco na manhã deste domingo, dia 4, do Rio Negro Challenge, que reuniu a tradicional Travessia Almirante Tamandaré (8,5Km), o Circuito Mirim (400m), e a Maratona Aquática (1,5Km e 3Km). Ao todo, 210 atletas encararam a competição, disputada ainda por nadadores de 11 estados do País.
O evento foi uma realização da Aquática Amazonas, com apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
A grande expectativa do dia ficou por conta da Travessia Almirante Tamandaré, que desde 2007 não era realizada. Pela categoria feminina, a representante do Amazonas, Ylse Sasai, foi a grande campeã.
O título veio após 1h57m de prova e aos 46 anos ela se torna a pessoa com a maior faixa etária ao vencer a Travessia. A atleta, natural do Rio de Janeiro (RJ), é federada pela terrinha baré e treinada pelo professor Márcio Soares.
Já participei de provas em águas abertas, mas nunca de uma travessia com um percurso tão longo. No meio da prova tinha um ponto de banzeiro e esta foi a minha maior dificuldade, mas o restante foi perfeito e eu consegui me sair bem. Eu não treinei específico para a travessia, pois faço triathlon e estou em constante preparação. Essa conquista me traz uma felicidade muito grande, pois este é um evento muito importante para o Estado e encarei um percurso que jamais havia feito, disse Ylse.
Pela categoria masculina, o grande vencedor da Travessia foi Flávio Monteiro, 23, que atravessou a linha de chegada após 01h44m. O atleta é de Roraima e pela primeira vez disputou uma prova na capital amazonense. Apesar o desgaste físico, o atleta vibrou pela conquista da medalha de ouro e afirmou que quer voltar outros anos para obter o bicampeonato.
Eu nado desde meus 11 anos e há sete comecei a me dedicar às águas abertas. Fiquei muito feliz em poder me destacar e não foi fácil, pois o desgaste é grande, mas meu foco agora será vir outras vezes e superar este resultado. A surpresa da vitória foi maravilhosa, pois eu não esperava ganhar. Mas agora que ganhei, quero outros títulos, disse Flávio.
Atleta Olímpico é ouro
Na disputa pelos 3Km da Maratona Aquática, o lugar mais alto do pódio foi ocupado pelo atleta olímpico Allan do Carmo, que cravou 31m43seg, seguido de Gustavo Roberto (39m54seg) e Felipe Augusto (41m13seg). De volta a Manaus após 10 anos, o medalhista de bronze pelos Jogos Pan-Americanos 2007, afirma que a visita não poderia ter sido melhor.
Esta foi a minha primeira prova após as férias, que eu tirei em outubro, e é uma maratona muito gostosa de fazer. Logo, voltei ao período de competição já com o friozinho na barriga e tive a alegria de vencer. Fiz o percurso sem problemas, e estou saindo daqui feliz com o meu resultado, disse o atleta, que na semana que vem disputa o Rei e a Rainha do Mar, no Rio de Janeiro.
Nos 1,5Km da Maratona, quem se deu melhor foi o recordista Sul-americano Luís Rogério, que fechou a prova em 15m04seg. O segundo lugar foi ocupado pelo amazonense Matheus Andrade, com o tempo de 15min59seg e, em terceiro, ficou Anderson Colares, com 20m08seg.
Foi a primeira vez que participei de uma prova em Manaus, o mais próximo do Norte que cheguei foi em Belém e para mim foi algo maravilhoso. Manaus com certeza me deu sorte e agora quero ter a oportunidade de voltar e competir outras vezes. Conheci um pouco da Cidade e realmente preciso voltar aqui, destac
O medalhista de prata e representante do Estado, Matheus Andrade, afirmou que o segundo lugar teve um gostinho especial. Eu nadei junto com um ídolo do esporte e consegui ficar ao lado dele no pódio e isso já representa muito para mim. A água estava muito pesada e eu tive certa dificuldade na hora de chegar, pois tenho miopia e não estava enxergando tão bem. Mas no final deu certo e estou contente com o resultado, destacou Andrade.
Dando exemplo
Representando toda a coragem dos pequenos, Sofia Costa encarou o Circuito Mirim e venceu a categoria Petiz após deixar as pequenas Natalia Calibri e Caritas de Souza para trás, com o tempo de 13m01. Estreando em percursos mais longos, a adolescente de 12 anos contou que amanhã é dia dela levar a medalha de ouro para `passear` no Colégio La Salle.
Eu estava um pouco ansiosa e nervosa, pois é a primeira prova longa que faço, mas graças a Deus deu tudo certo, foi além das minhas expectativas e eu gosto muito de superar desafios. Agradeço minhas amigas pelo apoio, minha família e amanhã vou levar minha medalha para o colégio e mostrar a minha conquista, destacou.
Balanço
O coordenador do Rio Negro Challenge, Pierre Gadelha, considerou um sucesso o evento e afirmou que a competição bateu o recorde de inscritos, comparando a outras edições. Além disso, fez questão de ressaltar que a volta da Almirante Tamandaré marcou um novo ciclo do esporte.
Não tive nenhum incidente e tudo ocorreu dentro do programado. Foi um evento muito bonito, que mostrou a superação e dedicação dos atletas. A partir de agora, com a volta da Tamandaré, novos recordes serão batidos e mais atletas vão se interessar pelas provas de águas de abertas, algo que é muito bom para o fomento do esporte. Estou muito feliz e contente com o resultado do evento, disse.
Resultados:
Travessia Almirante Tamandaré
Ylse Sasai 01h57 Flavia Takada- 02h04
Renata Rauen- 02h06
Flavio Monteiro
Rodrigo Marson
Caio Souza
Maratona Aquática 3Km
Allan do Carmo 31m4
Gustavo Roberto -39m54s
Felipe Augusto -41m13s
Fernanda Delboux 33m05s
NatashaPaulino -52m27s
Luciane Feiten 54m27s
Maratona Aquática – 1,5km
Luis Rogério-15m04s
Matheus Andrade -15m59s
Andreson Colares 20m08s
Stefany Afonso- 20m48s
Maria de Nazaré- 27m06s
Fernanda Reis 31m15s
Amazonanarede-Secom