Tóquio é a cidade-sede das Olimpíadas de 2020

(Amazonianarede – COI)

Japoneses, eleitos com folga, recebem o evento pela segunda vez. A primeira foi em 1964.

Depois de 56 anos, a cidade de Tóquio voltará a receber uma edição dos Jogos Olímpicos. Em eleição realizada em Buenos Aires, na tarde deste sábado, os representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) elegeram os japoneses para sediar os Jogos de 2020. Com 60 votos a favor, Tóquio desbancou Istambul, que era a preferida de 36 membros. A cidade de Madri foi eliminada na primeira votação.

Os temores com a radiação de Fukushima, que fica a 250 quilômetros de Tóquio, não atrapalharam a candidatura japonesa. Dois fatores pesaram a favor: a experiência por ter sediado o evento em 1964 e a qualidade da infraestrutura em todo o país – o COI tem criticado a falta de melhorias para a locomoção no Rio de Janeiro, que recebe a próxima edição dos Jogos, em 2016.

“Decepção e injustiça. Desolação total. A cidade de Madri e a Espanha não mereciam esse resultado. São indescritíveis as sensações da delegação”, escreveu Fermín Cacho, um dos membros da candidatura espanhola, no Twitter.

Antes de dar início ao processo de escolha, o britânico Craig Reedie, presidente da Comissão de Avaliação do COI para os Jogos Olímpicos de 2020 afirmou que Istambul, Tóquio e Madri apresentaram cada uma opções viáveis para receber os Jogos, mas com diferentes oportunidades e níveis de risco.

Preliminar – A cidade de Madri não resistiu à primeira fase de votação para escolha do país-sede dos Jogos Olímpicos de 2020. Os 97 membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), que estão reunidos em Buenos Aires, levaram Tóquio e Istambul para a final – os representantes dos candidatos não votam.

Foi necessária uma rodada de desempate para definir quem iria para a disputa com a cidade japonesa. Na ‘prorrogação’, Istambul recebeu 49 votos e Madri, 45. Pela terceira vez seguida Madri tem o sonho Olímpico frustrado. Na última disputa, para sediar os Jogos de 2016, a cidade chegou à final contra o Rio de Janeiro, que foi a vencedora com ampla maioria.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.