Doha, Catar – Sete medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze deram ao Brasil o título inédito do Campeonato Mundial de piscina curta, disputado de quarta-feira a domingo em Doha, no Catar. Um feito que deixou orgulhoso o campeão olímpico Cesar Cielo.
– A natação brasileira escreveu uma nova página. Esse Mundial é histórico e já se tornou um dos mais importantes para o esporte do país como um todo. Pela primeira vez vi a equipe com desejo real de vencer, coma atitude de campeã – disse Cielo, que se despediu de Doha com três ouros e dois bronzes.
O destaque absoluto do país – e do próprio Mundial – foi Felipe França, que conquistou nada menos do que cinco medalhas de ouro.
– Saio 100 por cento contente com o meu desempenho, todas as minhas metas foram atingidas e agora já vamos voltar pensando no Mundial em Piscina longa do ano que vem (em Kazan, na Rùssia). A natação está em um ótimo momento no Brasil e eu também estou – afirmou Felipe.
Outro nome que deve ser lembrado é o de Etiene Medeiros. Ela se tornou em Doha a primeira nadadora a conquistar uma medalha em Campeonatos Mundiais. E logo de ouro e com direito a recorde mundial, nos 50m costas, quando deixou para trás, inclusive, a húngara Katinka Hosszu, um dos fenômenos da atualidade.
– Pensei em todas as vezes que caí na água aqui em tudo o que treinei. Vejo a estrutura da natação brasileira para o feminino completamente diferente e muito boa. Mudanças não se fazem em um ou dois anos. Isso é fruto de um processo do qual um monte de gente fez parte – comentou Etiene, de 23 anos.
A evolução do Brasil de um Mundial de piscina curta para outro foi absurda. Em Istambul 2012, o país terminou com apenas duas medalhas (um ouro e um bronze), além de quatro recordes sul-americanos. Em Doha, além das dez medalhas, foram dois recordes mundiais, dois recordes de campeonato e 22 recordes sul-americanos.
Medalhas do Brasil em Doha
Ouro
4×50 medley – Guilherme Guido, Felipe França, Nicholas Santos e Cesar Cielo
100m peito masculino – Felipe França
50m costas feminino – 1º Etiene Medeiros
4x50m medley misto – Etiene Medeiros, Felipe França, Nicholas Santos e Larissa Oliveira
100m livre masculino – Cesar Cielo
50m peito masculino – 1º Felipe França
4x100m medley masculino – Guilherme Guido, Felipe França Silva, Marcos Macedo e Cesar Cielo
Prata
50m borboleta – Nicholas Santos
Bronze
50m livre Cesar Cielo
4x50m livre misto – Cesar Cielo, João de Lucca, Etiene Medeiros e Larissa Oliveira
Fonte: IG Esportes