Titulo de Cidadão do Amazonas outorgado ao comandante do CMA

a solenidade na Aleam, foi muito concorrida
a solenidade na Aleam, foi muito concorrida
a solenidade na Aleam, foi muito concorrida

Manaus – O comandante-militar da Amazônia, general do Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, natural do Rio de Janeiro, recebeu nesta quinta-feira (28), o Título de Cidadão do Amazonas, concedido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a pessoas que prestaram relevantes serviços para o Estado.

O título foi entregue, em Sessão Especial, no plenário Ruy Araújo, com a presença de autoridades civis e militares. A homenagem atende a um projeto apresentado pelo ex-deputado Tony Medeiros (PSL), aprovado pela maioria dos deputados ano passado, e foi entregue pelo deputado Belarmino Lins (PMDB).

Durante o evento, o general Theophilo fez agradecimentos aos deputados, amigos, e colegas de trabalho, presentes, e falou também sobre as principais dificuldades da região, e da importância do trabalho do Exército nos municípios de fronteira. “São tantas as carências, são tantas as demandas.

Por isso me pergunto diariamente, o que fiz pela Amazônia, e percebo que falta muito. Mas tenho a certeza de que servir a Amazônia é um privilégio, e lutar pelo seu desenvolvimento sustentável é uma obrigação”, disse. Em seus discursos, o ex-deputado Tony Medeiros, e Belarmino Lins disseram estar honrados em prestar homenagem ao general.

“A honra é minha de fazer a homenagem a um grande homem que serve a pátria 24 horas por dia. Às vezes nós só temos esse sentimento quando escutamos o hino nacional, mas o Exército, Marinha, Aeronáutica, nossos irmãos militares, vivem esse sentimento a todo instante da sua vida. E é justamente invocando esse sentimento patriótico foi que eu propus essa homenagem justa e merecida”, disse Medeiros.

Belarmino Lins disse o trabalho desenvolvido pelo comandante Theophilo será sempre lembrado na história da Amazônia. O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), também presente no evento, agradeceu ao general por todo o trabalho e auxílio do Exército junto à prefeitura, disse que a homenagem era a realização de um sonho.

“O general optou por ser daqui, e a Assembleia realizou esse sonho, que é a realização do sonho de todos nós. Tê-lo como nosso irmão amazonense”, afirmou.

O general é natural do Rio de Janeiro, onde nasceu em 1955. Veio para Manaus em 2011, transferido pelo Exército, mas já havia morado na cidade quando criança. Respondia pelo 12ª Região Militar até o ano passado, quando assumiu o CMA.

Seu currículo de ações nas Forças Armadas é extenso, e envolve atuação nas Nações Unidas, como membro do Grupo de Trabalho do Instituto de Desarmamento e Pesquisa das Nações Unidas.

Amazonianarede-Portal amazonia

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.