Tite simula amistoso contra Japão como um jogo de Copa do Mundo

Tite simula amistoso contra Japão como um jogo de Copa do Mundo

Lille –França,  Tite tem poucas dúvidas para fechar o grupo de jogadores da Seleção Brasileira que vai ao Mundial da Rússia 2018. Sua maior preocupação neste momento é observar o comportamento do time diante de uma escola diferente da sul-americana, após o passeio do Brasil nas Eliminatórias, no modelo de um jogo de Copa do Mundo.

O  desta amistoso sexta ( pela manhã no Brasil ) amistoso contra o Japão nesta sexta-feira às 10h (horário de Brasília) atende à essa demanda de Tite.

“Terminei (a conversa com os jogadores) com um exercício de imaginação. Imaginem que agora tudo é Copa do Mundo, amanhã (sexta-feira) temos que simular um jogo de Copa do Mundo, são duas equipes que estão no Mundial”, revelou Tite em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (9/11)

Com dez vitórias e dois empates sob o comando de Tite nas Eliminatórias 2018, o Brasil agora sai de seu continente para testar e ser testado contra outras culturas futebolísticas.

“Muda a característica dos jogos que tivemos na América do Sul”, alertou Tite.

O primeiro duelo desta data Fifa será contra o Japão, uma equipe tradicionalmente disciplinada e forte fisicamente. Na terça-feira, a seleção visitará Wembley para enfrentar a Inglaterra.

“O Brasil é a melhor equipe do mundo na atualidade, candidato número para ser campeão mundial. Eu vi as partidas dos últimos dois anos e teve uma mudança radical”, elogiou o bósnio Vahid Halilhodzic, técnico do Japão.

 

Brasil enfrenta Japão em amistoso – foto: CBF

Confiança

Tite ofereceu motivação e confiança a um grupo que se via afundado nas críticas, após os resultados desastrosos na Copa do Mundo 2014 e nas Copas Américas de 2015 e 2016, essas duas últimas sob a gestão de Dunga.

O técnico criou um núcleo forte de jogadores de confiança ao redor de seu maior craque, Neymar. Entre eles estão o goleiro Alisson, Daniel Alves e Marcelo nas laterais, Miranda e Marquinhos como dupla de zaga e Philippe Coutinho e Gabriel Jesus como companheiros da estrela do PSG no ataque.

Contra o Japão, Tite testará Danilo na lateral-direita, na busca por um reserva para Daniel Alves, e jogará com a dupla de zagueiros reservas, Jemerson e Thiago Silva.

A ideia inicial era ver um meio de campo formado por Casemiro, Fernandinho e Coutinho, que normalmente joga como atacante pelo lado, mas os problemas físicos do jogador do Liverpool obrigaram Tite a mudar seus planos.

“A oportunidade ao Giuliano não era o processo inicial, era o Coutinho para jogar ali. A oportunidade surge”, explicou o técnico nesta quinta-feira sobre a escolha pelo meia do Fenerbahçe.

No ataque, Willian acompanhará os insubstituíveis Gabriel Jesus e Neymar e será o capitão da equipe pela primeira vez.

Neymar, escalado pela ponta esquerda, mas com total liberdade para se movimentar pelo campo, voltará a cruzar no campo com Hiroki Sakai, o ateral-direito do Olympique de Marselha que lhe deu trabalho no recente clássico francês. Naquela partida, Neymar terminou expulso.

Neymar, porém, tem ótimas lembranças de seu último confronto com o Japão, quando marcou os quatro gols do Brasil no amistoso disputado em Cingapura (4-0), há três anos.

 

Inspirada na bola da Copa de 70, a Telstar 18 vai rolar na Rússia – foto: AFP

A equipe japonesa não terá à disposição três de seus ogadores mais conhecidos: Shinji Kagawa (Borussia Dortmund), Shinji Okazaki (Leicester) e Keisuke Honda (Pachuca), não convocados por Halilhodzic por considerar que não estão na melhor forma.

Além de Sakai, o Japão conta com outros jogadores com experiência no futebol europeu, como o lateral Yuto Nagatomo (Inter de Milão), o meia Makoto Hasebe (Eintracht Frankfurt) e os atacantes Takuma Asano (Stuttgart) e Takashi Inui (Eibar).

Os times

Brasil: Alisson – Danilo, Jemerson, Thiago Silva e Marcelo; Casemiro, Fernandinho e Giuliano; Willian, Gabriel Jesus e Neymar. Técnico: Tite

Japão: Fiji Kawashima, Hiroki Sakai, Gen Shoji, Maya Yoshida e Yuto Nakamoto; Yosuke Ideguchi, Makoto Hasebe, Wataru Endo e Hotaru Yamaguchi; Takuma Asano e Genki Haraguchi. Técnico: Vahid Halilhodzic

Árbitro: Benoit Bastien (FRA).
Local: Lille (França)

Amazonianrede-AFP

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.