Manaus, AM – A Fundação Alfredo da Matta (FUAM) está intensificando, nesta quarta-feira (19), a oferta de testes rápidos para diagnóstico de Hepatites B e C. A ação faz parte da campanha de prevenção à doença, que acontece durante todo este mês, na capital e nos 61 municípios do interior. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. O atendimento na FUAM será de 8h às 12h.
No dia 26 de julho, a programação da campanha será na Fundação Adriano Jorge (FAJ), com a intensificação da oferta de exames, no horário de 8h às 12h. O encerramento das atividades será no Dia Mundial das Hepatites (28 de Julho), na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), com a oferta de testes rápidos para a população.
Durante as ações em Manaus, a expectativa é que cerca de 3.600 pessoas façam o exame. A campanha de prevenção às Hepatites Virais é organizada pela Coordenação Estadual de IST/AID’s e Hepatites Virais, que atua vinculada à FMT-HVD.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Hepatites acometem cerca de 20 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais 1,4 milhão morre a cada ano, em decorrência de complicações graves, como insuficiência hepática, cirrose e câncer de fígado.
No período de janeiro 2001 a dezembro de 2016, o Amazonas registrou aproximadamente 15 mil casos de Hepatites Virais. Os municípios com maior incidência da doença são Manaus, Eirunepé, Lábrea, Coari, Boca do Acre, Tefé, Manacapuru, Fonte Boa e Atalaia do Norte.
A coordenadora estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, Silvana Lima, explica que a doença pode ser transmitida por meio da relação sexual sem proteção, transfusão de sangue contaminado, compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas e cachimbos), materiais cortantes e perfurantes, como alicates de unha, lâminas de barbear e de depilar, e também escova de dentes. A Hepatite também pode ser transmitida de mãe para filho, durante a gestação.
Anazonianarede
AmazonianaredFUAMHepatites