Técnico do Grêmio Renato Gaúcho passa bem após cirurgia no coração e começa a brincar

Técnico do Grêmio Renato Gaúcho passa bem após cirurgia no coração e começa a brincar

O Procedimento cirurgico para tratar arritmia cardíaca foi realizado neste sábado em hospital de Porto Alegre e durou mais de quatro horas.

Porto Alegre, RS – O técnico Renato Gaúcho, do Grêmio, foi submetido a uma cirurgia no coração na manhã deste sábado, em Porto Alegre.

O procedimento foi realizado para corrigir uma arritmia cardíaca, que é uma alteração no ritmo das batidas do coração. Segundo os médicos, o treinador passa bem, deve ficar dois dias hospitalizado e receber alta na segunda-feira.

A cirurgia foi realizada no Hospital Moinhos de Vento, na capital gaúcha, e durou mais de quatro horas. Logo em seguida, o médico Leandro Zimerman, responsável pelo procedimento, concedeu uma entrevista coletiva acompanhado do médico do Grêmio, Paulo Rabaldo, para explicar detalhes. Segundo os médicos, a cirurgia foi bem-sucedida, sem maiores problemas.

– O Renato tinha uma arritmia do coração, chamada fibrilação atrial. Não era algo que causava algum risco imediato de vida. Mas é algo que eventualmente poderia trazer mais problemas no futuro, uma questão de se sentir mal, alguns riscos. Então se optou por fazer esse procedimento, uma cauterização de algumas regiões do coração.

Tranquilo

Foi absolutamente tranquilo, o resultado foi muito bom. A gente pretendia fazer um isolamento de quatro veias de uma parte do lado esquerdo do coração, isso foi atingido. Ele está acordado, conversando, já está brincando – afirmou Zimerman.

Segundo a equipe médica, o técnico do Grêmio vai ficar 24 horas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital, em observação, como procedimento de rotina. Depois passa mais 24 horas no quarto do antes de receber alta, prevista para a segunda-feira.

Coagulação

Nos próximos meses, Renato terá de tomar alguns medicamentos para evitar coagulação do sangue e não poderá praticar atividades físicas intensas. Em uma semana, ele deve voltar às atividades no Grêmio. Terá de tomar alguns cuidados, mas nada que prejudique suas atividades.

– Ele estava bastante ansioso, angustiado, até passar a cirurgia. Mas ele acordou superbem. Para ter uma ideia, acordou tão bem que nós estávamos fazendo exames nele: “Mexe essa perna, mexe esse pé”. Ele perguntou: “Esse foi o gol de Tóquio?”

Ele está acordado, está lúcido, com o ritmo cardíaco normal. Acho que foi excepcional a cirurgia, o resultado foi o melhor possível. E agora vamos cuidar bem para que ele não tenha nenhum problema – completou o médico do Grêmio, Paulo Rabaldo.

Renato convive com o problema há quatro anos, conforme relato de Rabaldo. A cirurgia seria feita ao término da temporada passada, em Porto Alegre, mas o treinador teve um quadro de gripe, o que impediu os planos do departamento médico gremista. Durante sua ausência, o auxiliar Alexandre Mendes deve comandar os treinos de pré-temporada do Grêmio.

Amazoninarede-GE

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.