
Amazonas – A procura pelo cadastramento biométrico no Amazonas, tem sido grande ao ponto de forçar o TRE-Am, a suspender temporariamente o agendamento, para que providencias sejam tomadas, para que o serviço retorne com mais velocidade e ofereça um melhor e mais rápido atendimento aos interessados, inclusive, com a abertura de novos postos.
A previsão do tribunal é que novas vagas sejam disponibilizadas a partir da segunda quinzena deste mês, apenas para agosto.
Quem acessa o link disponível para agendamento encontra a mensagem: “Nossa carga máxima de atendimento até o final de julho está totalmente preenchida. Considerando que se abríssemos agendamento para o mês de agosto de 2015, certamente o número de faltosos iria aumentar (dados estatísticos) comprometendo a meta desta corte eleitoral. Na segunda quinzena de junho, será aberto novo agendamento para todos os postos da capital”.
O secretário de Tecnologia da Informação (TI) do TRE, Messias Andrade, informou que aguardará pelos estagiários, que serão fornecidos pelo governo do Estado, para abrir novos agendamentos. “Com o ingresso deste novo pessoal iremos abrir mais seis postos de atendimento e aumentar em muito a nossa capacidade. Estamos fazendo com cautela porque já temos os kits para fazer o cadastramento (biométrico), mas ainda será realizada a seleção de pessoal e o treinamento que deve durar por volta de duas semanas”, afirmou.
De acordo com Andrade, os agendamentos estão sendo preenchidos muito rapidamente com os dois postos que, até o momento, estão sendo utilizados para fazer o cadastramento biométrico em Manaus. “Nós temos uma capacidade de atendimento tanto no Centro de Convivência da Aparecida quanto no Cate (Centro de Atendimento ao Eleitor) e há uma semana e meia liberamos o atendimento para (o mês de) julho. Em menos de quatro dias acabaram as 40 mil vagas disponíveis”, afirmou.
Ausências
Segundo o secretário, há muita ausência de eleitores nas datas agendadas. “Outro problema é que, quanto mais longe fica para o atendimento, maior é o número de faltosos porque o eleitor esquece de comparecer ao posto de atendimento para fazer a biometria. Estatisticamente, a ausência chega a 35% dos agendamentos. Quando agendamos em datas mais próximas, o percentual cai para 10%”.
Para solucionar o problema das faltas, Messias Andrade disse que o TRE já está finalizando a licitação para contratar serviços de envio de mensagem para celular, o SMS, para lembrar os eleitores a data em que elas agendaram para fazer o cadastramento. “Vai funcionar assim: digamos que uma pessoa fez o agendamento para o dia 1º de julho, quando for no dia 30 de junho será enviado um SMS para ele informando o local para fazer a biometria, assim como horário e os documentos que devem ser levados para realizar o cadastramento”, explicou Andrade.
Amazonianarede-TRE