Amapá – O superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da SUFRAMA, Marcelo Pereira, participou, no Teatro Sesi de Macapá, do seminário “Zona Franca Verde, Oportunidade de Desenvolvimento para o Amapá”.
O seminário, coordenado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, contou também com a presença do governador do Amapá, Waldez Góes; do prefeito de Macapá, Clécio Luís; e do senador pelo Estado do Amapá, Randolfe Rodrigues, entre outras autoridades e representantes de entidades da indústria e do comércio do Estado.
O evento teve como principal objetivo lançar a Zona Franca Verde (ZFV) de Macapá e Santana e prestar orientações a empresários locais interessados em investir no projeto. O seminário ocorre menos de uma semana após o Conselho de Administração da SUFRAMA (CAS) ter regulamentado, em sua 272ª Reunião Ordinária, os critérios técnicos para o efetivo funcionamento das Zonas Francas Verdes.
Em seu discurso, o superintendente Marcelo Pereira destacou que, com a Zona Franca Verde, a SUFRAMA inicia uma nova etapa de construção do desenvolvimento socioeconômico da região. “A ZFV representa uma grande conquista sob o aspecto do desenvolvimento regional, mas também de um ponto de vista institucional, em que a autarquia resgata seu papel protagonista no desenvolvimento da Amazônia, unindo novamente os Estados que compõem o modelo.
A partir de agora, iremos trabalhar para construir os procedimentos específicos para apresentação, análise e aprovação de projetos, sempre ouvindo os atores envolvidos e, em especial, o Estado do Amapá, que teve papel determinante para a viabilização da ZFV”, ressaltou.
Além do superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional, a SUFRAMA também esteve representada no seminário pela coordenadora-geral de Estudos Econômicos e Empresariais, Ana Maria Souza, e pelo coordenador de Fiscalização e Avaliação de Projeto de Desenvolvimento, Sasha Gleber.
Projeto pioneiro
Durante o seminário, o superintendente adjunto Marcelo Pereira recebeu também a primeira solicitação oficial de uma empresa interessada em se cadastrar para usufruir dos incentivos fiscais da ZFV.
Foi a sorveteria Q-Sabor, instalada em Macapá desde 1975 e que atua com matéria-prima predominantemente regional em todo seu processo de industrialização.
Amazonianarede-Ascim/Suframa