Submarino com brasileiro a bordo é interceptado no meio do mar com cocaína

(Foto: Reprodução/X – @WorldCrimeIntel) Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/mundo/submarino-com-brasileiro-a-bordo-e-interceptado-no-meio-do-mar-com-cocaina/

Embarcação com destino à Península Ibérica teria saído de Macapá e tinha tripulantes de quatro nacionalidades

Portugal- Uma operação internacional liderada pelas autoridades portuguesas e espanholas resultou na apreensão de cerca de 6,5 toneladas de cocaína em pleno Oceano Atlântico, perto do arquipélago dos Açores, região autônoma de Portugal. A droga estava sendo transportada em um submarino semi-submersível com destino à Península Ibérica, informou a Polícia Judiciária (PJ) de Portugal nesta terça-feira (25).

A apreensão representa mais de um quarto de todas as apreensões de cocaína realizadas em Portugal no ano de 2024, que somaram um total de 23 toneladas, um recorde histórico para o país, considerado um dos principais portos de entrada de drogas ilegais na Europa.

A embarcação foi interceptada a aproximadamente 805 km ao sul dos Açores. O submarino, o maior do tipo já interceptado, tinha tripulantes de diversas nacionalidades, incluindo Colômbia, Brasil, Portugal e Espanha. Não há informações se mais de um brasileiro estava a bordo.

A investigação aponta que a embarcação partiu de Macapá, no Brasil, e estava em direção à Europa, possivelmente visando transferências rápidas de carga nas proximidades das costas de Portugal e da Espanha.

A operação foi possível graças à troca de informações entre a Guarda Civil Espanhola e o Centro Operacional de Análise de Inteligência Marítima de Narcóticos (MAOC-N), com sede em Lisboa.

Além da Marinha e da Força Aérea de Portugal, participaram também agências internacionais como a DEA (Drug Enforcement Administration) dos Estados Unidos e a NCA (National Crime Agency) do Reino Unido.

A operação, denominada “Nautilus”, segue em andamento, com investigações sendo realizadas em colaboração com outras autoridades internacionais.

amazonianarede
Do R7

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.