
Manaus, AM – A restrição de circulação na Faixa Azul da Avenida Max Teixeira, na Zona Norte de Manaus, voltará a ser obrigatória a partir do mês de março, segundo anunciou a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), nesta terça-feira (14).
A medida compreende também as avenidas Constantino Nery, Torquato Tapajós e Noel Nutels. A aplicação de multas deve ser retomada após análise dos órgãos.
De acordo com a SMTU,os corredores das avenidas serão revitalizados, com sinalização com reforço na segurança da travessia de pedestres, estudos e levantamentos sobre a retirada de ônibus do lado direito e a humanização dos terminais de integração T3 e T4.
Em nota, a SMTU explica que somente após a adoção dessas medidas deverá ser anunciada a fiscalização de trânsito com a aplicação de multa aos condutores que trafegarem indevidamente pelos locais sinalizados.
A restrição de circulação havia sido suspensa pela Prefeitura após o registro de frequentes congestionamentos no local. À época, o poder municipal justificou que realizaria um novo estudo sobre o projeto na área.
A Faixa Azul começou a operar na Max Teixeira, Noel Nutels e Torquato Tapajós em novembro do ano passado.
Faixa Azul
De acordo com a Prefeitura, a proibição é uma das fases de implantação do corredor exclusivo de transporte coletivo.
Podem trafegar pela Faixa Azul ônibus do transporte coletivo, os táxis, veículos de transporte escolar, ônibus de fretamento e caminhão guincho em operação.
Segundo o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), autuação do veículo não autorizado a trafegar no corredor, somente deverá ocorrer em casos de desobediência às ordens do agente de trânsito. A multa é de R$ 191,54 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Amazonianarede-JAM