Skatepark Ponta Negra está quase pronto para receber o Brasil Skate Pro

(Reportagem: Ulysses Marcondes)

Prevista para ser entregue à população no dia 24 de outubro, data em que se comemora o aniversário de Manaus, o Skatepark Ponta Negra já está com 90% das obras concluídas e passa pelos últimos ajustes de pintura.

O local será palco da 5ª etapa do Brasil Skate Pro, o Campeonato Brasileiro de skate profissional.

A pista já foi referência do skate brasileiro por ter sido a primeira a mesclar áreas de rampas com obstáculos encontrados nas ruas como bancos, escadas, bordas e corrimões.

O skatepark foi totalmente reestruturado, passando pela recuperação do piso, alambrado e calçadas. Todo o sistema de escoamento da pista também foi recuperado, como enfatiza o diretor de obras públicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Antônio Nelson.

“Os alambrados e toda a parte de ferro da pista foram trocados. Identificamos fissuras e avarias no piso e rampas que foram totalmente concretadas, deixando todo o complexo novo e em perfeito estado”, reafirmou o diretor.

Antônio Nelson destacou que todo o processo de reforma foi acompanhado por skatistas experientes. Esta estratégia foi aditada para que o espaço ficasse de acordo com a necessidade dos atletas. “Achamos importante a participação dos skatistas no processo de reforma, por isso acompanharam de perto o andamento da obra para que a pista atendesse a necessidade dos usuários da melhor forma possível “, esclareceu.

Adônis Perfeito é skatista profissional de Manaus e também foi o projetista do skatepark no ano de 2002. Para ele, mesmo depois de uma década a pista ainda é a maior referência do skate amazonense. “Quando construída foi considerada a melhor pista do País e, ainda hoje, atende as necessidades do skate atual. Todas que vieram depois na cidade não têm a mesma qualidade. Não vemos a hora de voltar a usá-la”, disse o skatista.

Para finalizar a obra resta apenas o processo de pintura do piso, rampas e paredes.

Compromisso

Desde o início do ano de 2012 a segunda etapa da Ponta Negra está fechada para obras, deixando milhares de skatistas sem um espaço público próprio para a prática. Foram quase dois anos de espera.

No mês de fevereiro, uma comissão de skatistas acompanhados do secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Fabrício Lima, foi recebida pelo vice-prefeito e secretário de infraestrutura, Hissa Abraão, que confirmou o compromisso da prefeitura em inaugurar o espaço em outubro.

“Chegaram até a cogitar a demolição da pista, gerando um grande movimento da comunidade esportiva para manter o espaço, que é um patrimônio do skate nacional. Na reunião fizemos o pedido e fomos prontamente atendidos pela prefeitura com a reforma e o adiantamento na entrega da obra”, lembrou Fabrício Lima.

Na ocasião, foi homologada a parceria com a Confederação Brasileira de Skate – CBSK, para realização de uma etapa do Brasil Skate Pro no mês de novembro.

Brasileiro

Manaus já foi sede de uma etapa do campeonato brasileiro no ano de 2003 e dez anos depois, volta a sediar a 5ª e última etapa do circuito profissional de 2013 entre os dias 22 e 24 de novembro.

O circuito Brasil Skate Pro termina na capital amazonense em grande estilo, oferecendo a maior premiação já vista em competições nacionais, avaliada em R$ 80 mil reais. Quem alcançar as dez primeiras posições do ranking nas quatro etapas anteriores terá, ainda, passagens e hospedagens custeadas pela organização do evento.

De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSK), Marcelo Santos, a etapa de Manaus está gerando muito expectativa entre os atletas.

“A expectativa é a melhor possível, já tivemos duas etapas este ano e muitos atletas comentaram sobre Manaus, principalmente pelas condições que a pista oferece. Além dos dez primeiros que terão a ida custeada pela organização do evento, muitos atletas devem ir pelo valor da premiação e pela organização que prima pelo bem estar dos profissionais que irão competir”, destacou Marcelo.

O circuito já teve duas etapas no nordeste, sendo uma na cidade de Fortaleza e outra, na cidade de Sobral, ambas no Ceará.

No final de setembro, acontece a terceira etapa em São Bernardo dos Campos e no mês de outubro mais uma na Pista do Tatu em Madureira, no Rio de Janeiro.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.