Skatepark Ponta Negra está quase pronto para receber o Brasil Skate Pro

(Reportagem: Ulysses Marcondes)

Prevista para ser entregue à população no dia 24 de outubro, data em que se comemora o aniversário de Manaus, o Skatepark Ponta Negra já está com 90% das obras concluídas e passa pelos últimos ajustes de pintura.

O local será palco da 5ª etapa do Brasil Skate Pro, o Campeonato Brasileiro de skate profissional.

A pista já foi referência do skate brasileiro por ter sido a primeira a mesclar áreas de rampas com obstáculos encontrados nas ruas como bancos, escadas, bordas e corrimões.

O skatepark foi totalmente reestruturado, passando pela recuperação do piso, alambrado e calçadas. Todo o sistema de escoamento da pista também foi recuperado, como enfatiza o diretor de obras públicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Antônio Nelson.

“Os alambrados e toda a parte de ferro da pista foram trocados. Identificamos fissuras e avarias no piso e rampas que foram totalmente concretadas, deixando todo o complexo novo e em perfeito estado”, reafirmou o diretor.

Antônio Nelson destacou que todo o processo de reforma foi acompanhado por skatistas experientes. Esta estratégia foi aditada para que o espaço ficasse de acordo com a necessidade dos atletas. “Achamos importante a participação dos skatistas no processo de reforma, por isso acompanharam de perto o andamento da obra para que a pista atendesse a necessidade dos usuários da melhor forma possível “, esclareceu.

Adônis Perfeito é skatista profissional de Manaus e também foi o projetista do skatepark no ano de 2002. Para ele, mesmo depois de uma década a pista ainda é a maior referência do skate amazonense. “Quando construída foi considerada a melhor pista do País e, ainda hoje, atende as necessidades do skate atual. Todas que vieram depois na cidade não têm a mesma qualidade. Não vemos a hora de voltar a usá-la”, disse o skatista.

Para finalizar a obra resta apenas o processo de pintura do piso, rampas e paredes.

Compromisso

Desde o início do ano de 2012 a segunda etapa da Ponta Negra está fechada para obras, deixando milhares de skatistas sem um espaço público próprio para a prática. Foram quase dois anos de espera.

No mês de fevereiro, uma comissão de skatistas acompanhados do secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Fabrício Lima, foi recebida pelo vice-prefeito e secretário de infraestrutura, Hissa Abraão, que confirmou o compromisso da prefeitura em inaugurar o espaço em outubro.

“Chegaram até a cogitar a demolição da pista, gerando um grande movimento da comunidade esportiva para manter o espaço, que é um patrimônio do skate nacional. Na reunião fizemos o pedido e fomos prontamente atendidos pela prefeitura com a reforma e o adiantamento na entrega da obra”, lembrou Fabrício Lima.

Na ocasião, foi homologada a parceria com a Confederação Brasileira de Skate – CBSK, para realização de uma etapa do Brasil Skate Pro no mês de novembro.

Brasileiro

Manaus já foi sede de uma etapa do campeonato brasileiro no ano de 2003 e dez anos depois, volta a sediar a 5ª e última etapa do circuito profissional de 2013 entre os dias 22 e 24 de novembro.

O circuito Brasil Skate Pro termina na capital amazonense em grande estilo, oferecendo a maior premiação já vista em competições nacionais, avaliada em R$ 80 mil reais. Quem alcançar as dez primeiras posições do ranking nas quatro etapas anteriores terá, ainda, passagens e hospedagens custeadas pela organização do evento.

De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSK), Marcelo Santos, a etapa de Manaus está gerando muito expectativa entre os atletas.

“A expectativa é a melhor possível, já tivemos duas etapas este ano e muitos atletas comentaram sobre Manaus, principalmente pelas condições que a pista oferece. Além dos dez primeiros que terão a ida custeada pela organização do evento, muitos atletas devem ir pelo valor da premiação e pela organização que prima pelo bem estar dos profissionais que irão competir”, destacou Marcelo.

O circuito já teve duas etapas no nordeste, sendo uma na cidade de Fortaleza e outra, na cidade de Sobral, ambas no Ceará.

No final de setembro, acontece a terceira etapa em São Bernardo dos Campos e no mês de outubro mais uma na Pista do Tatu em Madureira, no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.