Simulado de preparação de desastres acontece esta semana em Rio Branco

Rio Branco foi classificada pela Defesa Civil Nacional entre as cem cidades brasileiras onde há risco de deslizamento de terra e enchentes e para evitar tragédias, a presidente Dilma, determinou treinamento contínuo nessas localidades.

Na capital haverá dois eventos de caráter preventivo: um curso de capacitação de Defesa Civil para gestores públicos, no dia 26, e no dia 31, um grande simulado de retirada de pessoas de uma área de deslizamento será realizado, contando com cerca de 1.500 pessoas, entre bombeiros, homens do exército, Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal e policiais.

O coordenador Municipal de Defesa Civil de Rio Branco, Ten. Cel. George Santos, explica que o objetivo do curso e do simulado é inserir na comunidade a percepção do risco real por ocuparem áreas onde pode haver deslizamento de terra e integrar os vários órgãos que atuam em situações de risco como a que será simulada. “No curso nós vamos ver detalhada a nova legislação e fazer o planejamento em defesa civil e gestão de risco e de orientação em desastres, além da captação de recursos para fazer frente a esses eventos. E no simulado, o objetivo é que as pessoas tenham a noção exata do que fazer na hora do perigo”.

O simulado será realizado no bairro Dom Giocondo, da área que vai da frente da Polícia Federal até a frente do Instituto São José. Moradores de 350 imóveis vão participar sendo retirados das casas pelas equipes de resgate por meio de nove rotas de fuga. Tendas serão instaladas na Avenida Brasil e serão usadas como abrigos, onde as famílias terão atendimento de saúde. O helicóptero do Governo do Estado e as viaturas do SAMU serão utilizados no simulado.

Na tenda haverá atendimento social por meio da secretaria de Cidadania e Assistência Social e as crianças receberão total atenção, contando inclusive com atividades lúdicas. “Nós vamos ter que retirar essas famílias de casa então vamos aproveitar e prestar atendimento de saúde e social, além das brincadeiras e brindes para as crianças”, relata o Ten. Cel. George Santos, coordenador Municipal de Defesa Civil.

Entre os parceiros da Defesa Civil Municipal, estão o Comdec, Cedec, Semcas, Semsur, Semsa, Semeia, SMDGU, Umarb, Casa Civil, RBTrans, Seme e FGB.

(Fonte: PMRB)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.