Manaus, AM – O deputado Sidney Leite participou, nesta quinta-feira (1), da abertura do ano legislativo na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) e falou sobre a perspectiva para o calendário legislativo que se inicia. Leite afirmou que seu mandato será pautado por dois eixos principais: demandas emergenciais da população e desenvolvimento econômico.
“As necessidades emergenciais para a população do Amazonas hoje são a questão da saúde, segurança, setores da educação e saneamento básico, que também é saúde pública.
Em meio a maior bacia hidrográfica do mundo, nós temos vários municípios com problemas abastecimento de água, como São Gabriel da Cachoeira e Benjamin Constant”, disse o deputado.
“O outro eixo é o do desenvolvimento econômico, da oportunidade de geração de emprego e renda. E para isso se faz necessário o investimento em logística e infraestrutura, o investimento no setor primário, seja na pecuária, na agricultura, seja na criação de peixe, na produção de produtos madeireiros e não-madeireiros, e também o fortalecimento do turismo, já que temos cidades com grande potencial nessa área”, afirmou o deputado.
Modelo econômico alternativo
O parlamentar defendeu ainda a adoção de um modelo de desenvolvimento econômico que seja alternativo ao modelo da Zona Franca de Manaus.
“Acredito sim que o Polo Industrial da Zona Franca de Manaus deva ser tratado com atenção e carinho, mas se faz necessário também que a gente tenha outras oportunidade de investimento, para que possamos gerar emprego e renda, e melhorar a qualidade de vida da população do estado como um todo”.
Outras questões abordadas pelo deputado, que é presidente da Comissão de Educação da Assembleia, dizem respeito a melhorias na educação do estado e à atenção às minorias, em especial dos povos indígenas do estado.
“Uma das prioridades e bandeiras que tenho no meu mandato é o avanço do processo de ensino no estado do amazonas, mas também vamos trabalhar para defender o interesse da minoria, entre eles os povos indígenas do estado”, afirmou.
No retorno dos trabalhos legislativos, o deputado irá apresentar 27 requerimentos e quatro projetos de lei à Assembleia. Os requerimentos são referentes ao setor viário, abastecimento de água e saúde indígena em mais de 20 municípios do interior do Amazonas.
Já os projetos de lei, que terão implicância em todo o estado, dizem respeito às áreas de Direitos Humanos, Desenvolvimento Social e Justiça.
Amazomnianarede