Shopping Phelippe Daou dá largada às atividades e atrai milhares de visitantes na abertura

O domingo, 10/12, foi marcado por uma grande festa para a abertura do maior centro de comércio popular de Manaus: o Shopping Phelippe Daou, que irá abrigar aproximadamente 600 ex-camêlos, agora microempreendedores. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, deu início aos trabalhos no local, acompanhado da primeira-dama, Elisabeth Valeiko, e do vice-prefeito Marcos Rotta. A abertura do espaço dá também o ‘pontapé’ para a oferta de uma série de serviços públicos que irá funcionar diariamente para atender à população da região. 

Com 15 mil metros quadrados de área construída, o novo espaço tem estacionamento para mais de 300 carros, praça de alimentação com 400 lugares, além de dezenas de lojas de variedade. A estimativa é de que o shopping receba diariamente mais de duas mil pessoas.

“Estamos inaugurando esse templo do empreendedorismo, que tem o nome de um grande empreendedor da Comunicação da nossa terra, o já falecido jornalista Phelippe Daou. Esperamos que, com isso, possamos irrigar de esperança, de dinheiro, de prosperidade, na medida em que a economia brasileira vai melhorando, o comércio de uma região vital para Manaus, que é o da zona Leste”, destacou o prefeito Arthur Neto.

Conforme o prefeito, a perspectiva é de que o Shopping Phelippe Daou venha a aquecer ainda mais o comércio da região, propiciar geração de emprego e renda e oferecer comodidade e variedade de serviços à população da área e adjacências. “Tudo o que queremos é facilitar o acesso das pessoas aos seus direitos e facilitar a vida das pessoas para comprarem aqui. O shopping Phelippe Daou será um grande marco na descentralização do comércio, em direção ao prestígio de uma região que é muito forte, pulsante, e vai ser motor no desenvolvimento de Manaus”, salientou.

Bastante emocionado, o filho de Phelippe Daou, Phelippe Daou Jr., comentou a homenagem ao pai, falecido em 2016. “É com muita emoção que recebemos essa homenagem. Meu pai gostava muito dessa região, achava, assim como é, extremamente próspera. Tenho certeza que essa homenagem vai servir de inspiração para todos que venham trabalhar aqui. Tenho certeza de que, depois de tudo que foi feito pela Prefeitura, a chance de dar certo é muito grande. Queremos que as pessoas tenham um emprego digno, uma situação digna de trabalho e uma prestação enorme de serviço que vai ser feita aqui nesse empreendimento. Fico muito feliz e meu pai muito mais. Ele certamente está abençoando e abençoará uma região que tanto amava”, disse.

Apoio popular

Aproveitando os serviços oferecidos no shopping popular e a programação cultural, a auxiliar de serviços gerais Gisele Reis, 35, disse que o centro comercial chegou em boa hora. “Finalmente estou presenciando esse momento tão esperado pela zona Leste, a abertura do nosso shopping. Sou moradora do conjunto Amazonino Mendes, e sei o quanto esse espaço vai beneficiar os moradores dessa localidade. Antigamente, tínhamos que resolver pendências em outros bairros, longe de casa, agora vai ficar tudo mais fácil”, destacou.

O funcionamento do shopping representa, especialmente, uma nova fase para 600 microempreendedores, que antes, como ex-camelôs, ocupavam as ruas do Centro da cidade. “A categoria se manteve extremamente ansiosa para a posse desses espaços. Confiamos muito no público das zonas Norte e Leste, e já temos certeza do sucesso que será o shopping. Os serviços oferecidos serão ótimos para atrair as pessoas para conhecer os bons produtos vendidos pelos microempreendedores, que estão qualificados para atender esse grande público”, declarou o representante do Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes de Manaus (Sincovam), José Assis. 

Para o microempreendedor Clóvis Lima, 56, este é um momento que ficará para sempre guardado em seu coração. “Só tenho a agradecer ao prefeito Arthur Neto por nos dar o privilégio de ocupar um espaço digno. Da rua já saímos, agora só esperamos coisas boas. Este foi um presente para nós, ex-camelôs, mas também para todos os moradores desta área. As pessoas não podem perder a chance de conhecer esse espaço amplo, confortável, seguro e com opções acessíveis dos variados produtos”, disse o microempreendedor Clóvis Lima, 56. 

Festa

No lado externo do shopping, muitas pessoas se reuniram para assistir à programação cultural embalada pelos shows da Banda Impakto e do cantor Nelson Vitty, e do aulão de zumba coordenado pelo professor Márcio Prata. Além das apresentações deste domingo, as atrações culturais seguirão ao longo da semana, até o dia 17/12, com shows do Intuissamba e dos cantores Américo da Madrugada, Lucinha Cabral e Jennifer Santos. 

Prefeitura + Presente

Um dos atrativos do centro comercial na tarde deste domingo, 10/12, foram os serviços gratuitos oferecidos durante a 18ª ação itinerante Prefeitura + Presente, coordenada pela Ouvidoria Municipal e Proteção ao Consumidor Manaus (Procon Manaus). 

Mais de 20 órgãos municipais, estaduais e parceiros, estiveram reunidos no local levando soluções mais rápidas para às demandas da população. “Hoje realizamos uma edição especial do Prefeitura + Presente no PAC Municipal do Shopping Phelippe Daou, também inaugurado neste domingo. Com esse novo espaço aberto aos comunitários, esperamos atender às demandas das zonas Norte e Leste, facilitando o acesso aos serviços básicos de interesse aos cidadãos. A estimativa é que mais de 10 mil pessoas circulem por mês no local em busca desses atendimentos, o que também deve beneficiar os comerciantes que atuam no espaço”, destacou o coordenador do Procon Manaus, Afonso Lins. 

Nesta edição, a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) atendeu 214 pessoas com os serviços do Sine Manaus: 148 agendamentos para emissão de carteira de trabalho e 65 cadastros para emprego e um requerimento para seguro desemprego. Já para as palestras de Qualificação houve um público de 67 pessoas.

 

“Estou aproveitando para emitir a documentação do meu filho. Este shopping vai facilitar o acesso de muitas pessoas da zona Leste, que por falta de recursos financeiros têm dificuldades para conseguir a emissão de seus documentos e até mesmo outros serviços”, Augusto César, vigilante aposentado, 37. 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou 63 consultas médicas, 39 solicitações de exames, 26 encaminhamentos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 63 aferições de pressão arterial, 39 dispensações de medicamentos e duas buscas de sintomático respiratório e coletas de escarro. Foram distribuídos, ainda, 1.480 preservativos. 

Na Carreta da Mulher, posicionada no estacionamento do shopping, foram feitos 108 atendimentos. Desses, 58 ultrassons, 18 mamografias e 32 preventivos.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) distribuiu 600 mudas de espécies frutíferas e ornamentais.  Além das mudas, foram distribuídos folderes e cartilhas sobre queimadas urbanas, poluição sonora e resíduos sólidos. 

Outros serviços

Quem visitar o espaço diariamente também poderá usufruir de serviços oferecidos pelo PAC Municipal, Sine Manaus, posto do Sinetram, Cadastro Único (Cadúnico) e posto de atendimento do projeto Manaus Atende. 

O Manaus Atende, por exemplo, além de oferecer serviços ligados à área tributária, também vai dispor de serviços de licenciamentos ligados às secretarias municipais de Finanças (Semef), Semmas, Semsa e ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Outra novidade é a Subcentral do Cadastro Único (CadÚnico), administrada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), que irá descentralizar o atendimento para os usuários do CadÚnico e beneficiários do Programa Bolsa Família.

 

O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda registrando informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas executadas nas três esferas de governo. 

Natal do Abraço

Para abrilhantar ainda mais a festa de abertura do Shopping Phelippe Daou, o Natal do Abraço também fez parte da programação. Neste domingo, o prefeito Arthur Neto e a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Elisabeth Valeiko, entregaram a quinta grande árvore de natal da cidade. 

Com 16 metros de altura e seis metros diâmetro, a Árvore de Natal do shopping tem como cor predominante o amarelo, simbolizando prosperidade, ouro e riqueza. A árvore é enfeitada com laços, bolas, arabescos e tem, em sua base caixas de presente e bengalas recicladas, confeccionadas em PVC. 

Outra atração natalina do Shopping Phelippe Daou é uma carruagem com 15 metros de cumprimento, que promete mexer com o imaginário de adultos e crianças que passarem pelo local. A carruagem ficará no shopping até o início de janeiro de 2018 e estará aberta para que o público possa fotografar dentro dela. Durante a inauguração, Príncipe e Cinderela atenderam pais e filhos ansiosos por uma fotografia. A partir desta segunda-feira, 11/12, Papai e Mamãe Noel também terão um espaço no Shopping Phelippe Daou para fotografar e atender ao público.   

Conforme a presidente do FMS, o Natal do Abraço quer também incentivar a visitação ao novo empreendimento, que o público prestigie os microempresários e que os clientes possam aquecer a economia local neste final de ano. “Temos no Shopping Phelippe Daou um grande potencial comercial e queremos ajudar a incentivar a procura desse empreendimento neste momento em especial, mas também no futuro. Por isso escolhemos o shopping para instalar a nossa quinta grande Árvore de Natal do Natal do Abraço, afinal a nossa campanha do Natal do Abraço tem também esse viés, o do prestígio aos micro e pequenos empreendedores da nossa terra”, finalizou. 

Homenagem

O centro comercial tem o nome de Phelippe Daou em homenagem ao grande empreendedor da Comunicação na Região Amazônica, falecido em 14 de dezembro de 2016, aos 87 anos. 

A homenagem póstuma nasceu de um projeto de lei apresentado pelo vereador Marcel Alexandre. Prontamente o prefeito Arthur Virgílio sancionou em reconhecimento a imensa contribuição que deu ao meio empresarial, jornalístico e comercial em toda Amazônia.   

AMAZÔNINAREDE-SECOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.