Sessão Especial Aleam homenageia TCE por convênio de inclusão social

Sessão Especial Aleam homenageia TCE por convênio de inclusão social

Manaus, AM – A Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizou Sessão Especial na manhã desta quarta-feira (11) com o objetivo de prestar homenagem ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) pela iniciativa e desenvolvimento do projeto de cooperação técnica entre o tribunal e a Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa). O evento teve iniciativa do deputado Platiny Soares (PSB) e contou com apoio de todos os demais parlamentares.

Com a parceria, firmada desde o ano de 2012, o TCE-AM se tornou o primeiro órgão público do Estado a realizar esse tipo de convênio, possibilitando assim que dezenas de pessoas com deficiência venham se qualificando e entrando no mercado de trabalho. Pelo acordo, a Adefa disponibiliza trabalhadores para que executem o serviço de digitalização dos processos existentes no Tribunal.

Importância destacada

O deputado Platiny Soares destacou a importância de medidas como essa, que teve o seu ponta pé inicial com o conselheiro do TCE, Júlio de Assis Corrêa Pinheiro, quando o mesmo presidia aquela instituição. O parlamentar disse considerar um “brilhante” projeto e que espera que o mesmo sirva de inspiração e exemplo para que o próprio Parlamento Estadual venha a implantar algo semelhante.

Para o deputado é preciso reconhecer e valorizar todos os envolvidos nesse projeto, que deveria ser mais que um modelo, e sim uma regra seguida por todo o poder público. “Que os órgãos públicos possam olhar com mais atenção para projetos como esses, que só trouxe benefícios para o serviço público”, declarou.

Durante a Sessão Especial, a presidente do TCE-AM, Yara Lins, e o presidente da Adefa, Isaac Gomes Benayon, receberam do deputado Platiny Soares e do presidente da Aleam, David Almeida (PSB), uma placa em homenagem aos serviços prestados à população.

Outros homenageados

Também foram homenageados com certificados de honra ao mérito os servidores Josetito Dutra Lindoso, Marlison Azevedo, Adriano Noleto Carnib, Moacyr Miranda Neto e Patrícia Damasceno, bem como o conselheiro Júlio Pinheiro, idealizador e presidente do TCE-AM na época da formatação do convênio.

O conselheiro Júlio Pinheiro, que atualmente ocupa o cargo de presidente da Segunda Câmara, falou que considera essa parceria com a Adefa um trabalho de inclusão social, gerando oportunidades de emprego e renda para pessoas que tem uma dificuldade maior para se colocar no mercado de trabalho.

Para Pinheiro, o reconhecimento da Aleam ratifica ser este o caminho a ser seguido. “O TCE atua buscando constantemente se modernizar” disse, completando que “essas perspectivas de modernização e inclusão desses profissionais, foi o que nos moveu, à época, a fazer o convênio com a Associação”.

Já o presidente da Adefa, Isaac Gomes Benayon, lembrou do pioneirismo do Tribunal de Contas de buscar esse tipo de parceria, e de contribuir diretamente para a evolução social de pessoas com deficiência. “Gratidão é o que temos pelo TCE e todo seu colegiado”, disse. Benayon revelou que atualmente são 26 pessoas com deficiência prestando serviço no tribunal, e além de realizar a digitalização do processo, já ocupam cargos na área administrativa do órgão. “Que isso sirva de exemplo para que todos os órgãos públicos ofereçam uma oportunidade de trabalho a todos os que foram excluídos do processo de trabalho”, concluiu.

Estiveram presentes à solenidade os deputados Alessandra Campêlo (MDB), Luiz Castro (Rede) e Serafim Corrêa (PSB), o conselheiro Josué Cláudio de Souza Filho; o Cel. Vivaldo Costa, representando a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM); Ten. Cel QOPM Klinger Paiva dos Santos, representando a Secretaria de segurança Pública (Seseg). Os deputados fizeram questão de se manifestar e parabenizar a iniciativa, destacando a inclusão social promovida pelo programa.

Amazoninarede-Aleam

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.