Servidores do Procon Manaus recebem certificados em mediação de conflitos

Arthur Neto, na entrega de certificados para servidores do Procon-Manaus

 

 

Arthur Neto, na entrega de certificados para servidores do Procon-Manaus
Arthur Neto, na entrega de certificados para servidores do Procon-Manaus

Manaus – Dez servidores da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) foram certificados, nesta sexta-feira, 1º de abril, pela conclusão do curso “Mediação e Conciliação: Métodos Adequados para a Resolução de Conflitos”. Os diplomas foram entregues pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que destacou a importância de um atendimento de qualidade ao cidadão para a administração pública.

“Eu diria que os canais de atendimento ao público funcionam como um amplificador da voz e dos anseios das pessoas que buscam pela solução de seus problemas”, comentou o prefeito. “O melhor de tudo é saber que cerca de 80% das demandas recebidas aqui são solucionadas por uma excelente equipe de profissionais”, completou.

O Procon Manaus foi instituído pela Lei Municipal 784/2004, porém somente no dia 29 de novembro de 2013 saiu do papel. Em quase três anos de funcionamento foram 6.179 atendimentos, 929 emissões de RGs e 547 emissões de CPFs.

“A Ouvidoria ganhou um importante braço no atendimento ao cidadão com a implantação do Procon Manaus, que hoje também já administra dois Prontos Atendimentos ao Cidadão (PACs) Municipais”, ressaltou o ouvidor geral do Município e coordenador do Procon Manaus, Alessandro Cohen Melo.

Além dos PACs Municipais que funcionam nas Galerias dos Remédios e Espírito Santo, no centro da cidade, um terceiro posto já está sendo construído no Shopping T4, na zona Leste de Manaus.

Vale lembrar, ainda, que no mesmo prédio do Procon Manaus, situado na rua Afonso Pena, Praça 14 de Janeiro, zona Sul, também funciona a Subsecretaria de Habitação e Assuntos Fundiários (Subhaf), responsável pelo programa “Terra Legal”, que já entregou mais de dois mil título definitivos em todas as zonas da cidade. Em maio deste ano, outros 500 títulos remanescentes devem ser entregues.

Certificação

O curso foi elaborado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e ministrado em outubro e novembro do ano passado. Entre os temas abordados nas aulas, estavam assuntos relacionados às políticas públicas de tratamento adequados de conflitos, métodos de solução de conflitos, ferramentas de comunicação, postura de mediador, características de mediação e etapas do processo, técnicas e o papel da conciliação, as diferenças entre mediação e conciliação, código de ética e outros tópicos relacionados ao universo de conflitos.

A diretora geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, explicou que o curso de capacitação oferecido pelo Município oferece “ferramentas que contribuíram para a resolução de conflitos com maior celeridade, embasadas na ética, confiabilidade e imparcialidade, incentivando a adoção do diálogo como a forma primordial de se resolver um conflito”.

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