Servidores da Suframa aguardam nova proposta do Governo para discutir o reajuste em Brasília

Greve dos funcionários da Superintendência da Zona Franca de Manaus, em defesa do reajuste
 Greve dos funcionários da Superintendência da Zona Franca de Manaus, em defesa do reajuste
Greve dos funcionários da Superintendência da Zona Franca de Manaus, em defesa do reajuste

Manaus, AM – Com a decisão do Congresso Nacional que na noite de ontem resolveu manter o veto presidencial a (MP) 660 que trata do reajuste salarial dos servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), representante do Governo Federal deve apresentar nesta quarta-feira (23) uma nova proposta para a categoria. Lideranças sindicais se reunirão em Brasília para tratar do assunto com o porta-voz do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em Manaus. 

Com a apresentação da nova proposta, o Governo Federal espera que seja do agrado dos servidores, representados pelo Sindicato da categoria e a Suframa não venha a sofrer nova paralisação em função de greve.

Com relação a nomeação do novo superintendente da autarquia, o porto-voz do Ministério ao qual a Suframa é subordinada, afirmou que a reforma ministerial proposta pela presidente Dilma, atrasou um pouco o processo, mas garantiu que até o final de setembro essa questão será resolvida.

A derrubada do veto à MP da Suframa recebeu 133 votos. A meida precisaria dos votos de 257 deputados e 41 senadores. Um dos vetos mantidos derrubou a nova tabela de vencimentos e gratificações para os servidores da Suframa. Apesar da manutenção do bloqueio, o Governo informou que iniciará uma negociação com a categoria.

Nova proposta

O presidente do Sindicato dos Servidores da Suframa (Sindframa), Anderson Belchior, disse que uma contraproposta deve ser apresentada. O líder sindical manteve em sigilo os detalhes e valores da proposta do Governo Federal, mas avaliou que não os valores são inferiores aos desejados pela categoria.

“Hoje tem reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS) e vamos ter uma audiência com o secretário executivo do MDIC antes para que ele nos informe, oficialmente, qual a proposta que o governo colocou. Os valores foram repassados aos parlamentares que nos informaram, mas esperamos que o governo encaminhe o Projeto de Lei. Não temos nada escrito ainda pelo governo federal”, disse o presidente do sindicato.

A categoria pretende cobrar do Governo Federal a formalização da nova proposta e a definição de prazos para o envio do Projeto de Lei ao Congresso. Com cenário econômico desfavorável, o Sindframa avalia com cautela a deflagração de greve. “Vamos pressionar o representante do governo para ele informe publicamente quais são os valores e qual a data que o governo se compromete a enviar este Projeto de Lei ao parlamento brasileiro”, afirmou Anderson Belchior.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.