Servidores da Fiocruz paralisam atividades no Amazonas e em mais 6 estados

Na Fiocruz, greve por melhores salários e condições de trabalho
Na Fiocruz, greve por melhores salários e condições de trabalho
Na Fiocruz, greve por melhores salários e condições de trabalho

Brasil – De garis, a acadêmicos e docentes, as gr4ves se espalham pelo Brasil, reclamando melhores salários e condições de trabalho, a nível do Governo Federal. Devido a essa situação, mais um movimento grevista se instala no Amazonas. Os servidores da Funcionários da Fiocruz decidiram paralisar as atividades a partir desta quinta-feira (16) em sete estados do Brasil — Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Amazonas, Distrito Federal e Paraná.

A decisão acontece após o Fórum dos Servidores Públicos Federais, que representa o sindicato da categoria, recusar a proposta do Governo Federal de reajustar o salário em 21,3% parceladamente em quatro anos. Serviços assistenciais, de emergência e produção de vacinas não serão afetados.

A categoria quer um reajuste de 27,3% em 2016, referente a perdas desde o ano de 2010, segundo o Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN). Além do aumento, estão entre as reivindicações definição da data-base em 1º de maio, direito de negociação coletiva e paridade salarial entre ativos e aposentados. A greve se estenderá até quarta-feira (22), data até qual a categoria espera uma nova oferta do governo.

De acordo com o sindicato, 30% da categoria continua trabalhando, a maioria nos serviços assistenciais básicos. A paralisação afetou as áreas administrativa, educacional e de pesquisas que não atrapalhem a produção de medicamentos.

O governo sinalizou ao Fórum dos Servidores Públicos, que representa ainda sindicatos de outras categorias, uma nova rodada de negociações para terça-feira (21), segundo a Asfoc-SN. Na quinta-feira (23), após o fim paralisação, uma nova assembleia, realizada no Rio de Janeiro, vai decidir os rumos da greve.

Amazonianarede-Asfoc

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.