Sepror lança edital para compra de sementes de malva

Sepror lança edital para compra de sementes de malva

Manaus, AM – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror), lançou o edital para a compra de 40 toneladas de sementes de malva, que serão distribuídas para agricultores familiares do Amazonas.

A aquisição e a distribuição dessas sementes para os agricultores visam suprir a necessidade produtiva do Estado de forma contínua, obedecendo à época de plantio, com acompanhamento técnico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) nas fases de plantio, colheita e pós-colheita, bem como o apoio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) na comercialização da fibra.

Fortalecimento da cadeia

“Este edital de licitação para compra de sementes faz parte do fortalecimento de uma cadeia produtiva importante e tradicional no Estado, que é a da juta e da malva, e visa impulsionar a produção de fibras no Estado”, afirmou o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.

Uma vantagem na produção da malva é que esta pode ser cultivada em terra firme, ficando livre das enchentes anuais da região do Amazonas.

Para o secretário executivo adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf/Sepror), Airton Schneider, um dos principais entraves do sistema de produção dessas fibras é a disponibilidade de sementes de qualidade em tempo hábil.

“Elas não são encontradas para comercialização em casas agropecuárias, por exemplo, por isso este tipo de política pública é importante. É o retorno ao fomento desta importante cadeia, que envolve 12 municípios e 7 mil agricultores que exploram a atividade”, afirmou Schneider.

Produção de fibras no AM

A produção de fibras vegetais é um dos grandes destaques da economia amazonense, representa uma das principais atividades para comunidades ribeirinhas. As fibras são basicamente voltadas à confecção de artigos para sacaria, similares a materiais utilizados na fabricação de papel, vestuário, barbantes e tecidos para estofados e tapetes.

Segundo dados do Idam de 2018, os maiores produtores da fibra no Amazonas são municípios das sub-regiões Rio Negro/Solimões, Médio e Baixo Amazonas, como Manacapuru/Vila Rica de Caviana, Anamã, Caapiranga, Iranduba, Manaquiri, Beruri, Coari, Codajás, Anori, Urucurituba e Parintins.

Amazoninarede-Sepror

 

 

 

 

 

FOTOS: Imagem de Arquivo

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.