Sepror inicia o projeto de revitalização da Central de Abastecimento de Iranduba

Sepror inicia o projeto de revitalização da Central de Abastecimento de Iranduba

Manaus, AM – A primeira reunião para tratar do assunto aconteceu  com a participação de representantes da Central das Cooperativas do Ramo Agropecuário (Centralcoop).

Segundo a gerente de Departamento Pedagógico (Depe/Sepror), Elizabeth Castro, a ideia é fazer do local um complexo que vai atender tanto agricultores familiares, associados, produtores rurais e a rede atacadista e varejista do Estado do Amazonas, ofertando produtos frescos a preço mais acessível, gerando desenvolvimento para o setor primário.

A ideia é que dentro da nova central funcione uma feira da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), com espaço para praça de alimentação, boxes com produtos regionais de hortifruti, hortaliças, polpas, entre outros.

O presidente da Cooperativa de Uatumã-CPU, de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus), Ozeias Martins, afirma que a Centralcoop possui nove cooperativas, mas a estimativa até a finalização do projeto é de que 40 cooperativas se estabeleçam na Central.

Aprimoramento

“Necessitamos desse aprimoramento, desse melhoramento da infraestrutura, pois vai facilitar tanto o escoamento da produção quanto a comercialização, fazendo essa ponte entre o produtor e a Central”, explica Ozeias.

Segundo Merched Chaar, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras do Amazonas (OCB/AM), que também participou da reunião, a OCB/AM vai dar todo apoio para a realização dos diagnósticos e ações pontuais de capacitação, visando à continuidade do projeto.

Beneficiamento

“Com isso o setor primário e os produtores serão beneficiados com a possibilidade de explorar o mercado, tanto no varejo como no atacado, facilitando o escoamento dos produtos, beneficiando e agregando o valor dos produtos rurais da região”, explicou Merched.

A reunião do projeto ocorreu na secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), situado na avenida Carlos Drummond de Andrade, n°1.460, bairro Japiim, que contou com a presença dos representantes do Sistema Sepror (ADS, Adaf, Idam, Sepa e Seapaf).

Amazoninarede-Sepror

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.