Sepror confirma concurso e garante investimento e apoio aos produtores rurais de Silves

Sepror confirma concurso e garante investimento e apoio aos produtores rurais de Silves

 Silves, AM – Na manhã desta sexta-feira (23), o secretário de Estado da Produção Rural, José Aparecido dos Santos, que também é presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), conduziu o encontro, que levantou discussão sobre as principais necessidades do setor rural de Silves.

“O Conselho tem um papel fundamental para nosso entendimento sobre o que é preciso para fortalecermos a agricultura no interior do Amazonas. É sempre um momento de muito aprendizado que nos dá embasamento para o dia-a-dia da SEPROR”, afirma José Aparecido.

Setor Primário em Silves

Cercado por cinco rios (Ameba, Urubu, Camaçari, Sanabani e Itapaci), Silves já teve a produção rural mais forte, mas as dificuldades de estrutura e escoamento da produção, somadas às necessidades de formação profissional, diminuíram as diversas culturas no município.

Ao todo são 1.511 famílias de agricultores familiares, que solicitaram por meio do CMDRS ajuda como: mecanização agrícola, linhas de financiamento rural, beneficiamento da produção, titulação das terras (municipais, estaduais e federais), capacitações, assistência técnica na produção , infraestrutura para o escoamento e apoio para comercialização, entre outras demandas.

O agricultor Pedro Machado, que cultiva banana na comunidade São Raimundo, enfatizou a necessidade de investimentos em novas tecnologias na agricultura para garantir o aumento da produção e consequentemente a melhoria na qualidade de vida dos produtores. “Nossa esperança é o Governo Amazonino Mendes, pois a última vez que recebemos atenção foi no Terceiro Ciclo, também com ele”, lembrou Machado.

Construção de cisternas

Na reunião, o secretário assinou um Atestado de Capacidade Técnica ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que com a ajuda da Federação de Agricultura do Amazonas (FAEA), representada pelo presidente Muni Lourenço, viabilizará a construção de cisternas de água no município que tem diversas culturas reconhecidamente fortes como açaí, café e batata-doce.

O prefeito de Silves, Aristides Queiróz, enfatizou que ser prefeito nos dias de hoje é muito complexo por causa das exigências legais e prestações de contas, longas e repetitivas. Nesse sentido ele agradeceu as atividades do CMDRS e a presença do Sistema Sepror (Sepror, ADAF, Idam e ADS), que tem colaborado sempre com o município. “Tenho que agradecer a esse sistema e pedir que o nosso governador continue priorizando as famílias interioranas, em especial de Silves”, disse Aristides.

Concurso e mais assistência

Responsável pela assistência técnica rural, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal (IDAM), foi representado pelo diretor-presidente Luiz do Herval, que garantiu empenho máximo em apoio a Silves. “Já fazemos esse trabalho, mas com muitas limitações.

Com o concurso público a ser feito esse ano pelo Governo Amazonino Mendes e a entrada de mais de  300 profissionais, a assistência será otimizada”, comemorou Herval.

Ações visionárias de Amazonino

A reunião foi encerrada por José Aparecido dos Santos, que fez uma rápida explanação sobre as ações visionárias do Governador para a agricultura do Amazonas. Ele garantiu que todos os municípios estão sendo estudados pela Sepror e que a economia amazonense será mudada, do industrial para o setor primário, com incentivo do Governo do Estado e a dedicação dos agricultores.

“Enquanto Governo do Estado iremos incentivar e não dar esmolas aos produtores. Cabe a vocês se dedicarem”, disse. “Se Silves aproveitar o que já tem, que é a propensão para agricultura e investir no café, por exemplo, será um município rico em curto tempo. Esse ano estamos licitando diversas sementes para dar aos agricultores, mas esse paternalismo precisa acabar, com muito trabalho, dignidade e produção”, fortaleceu. “Silves está de parabéns e todas as demandas apresentadas aqui serão levadas ao governador Amazonino Mendes”, concluiu.

As reuniões do Conselho Estadual e dos Conselhos Municipais são organizadas e formatadas pela Secretaria Executiva do CEDRS com apoio das prefeituras.

Amazonianarede-Sepror

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.