Semmas realiza cursos na Semana da Árvore e da Água

Manaus – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizou nesta segunda, 17, e terça-feira, 18, o curso Noções Básicas de Produção de Mudas, dentro da programação da Semana da Árvore e da Água, promovida pela Prefeitura de Manaus para marcar a passagem do Dia da Árvore na Amazônia (21) e do Dia Mundial da Água (22).

O curso foi dividido em dois módulos (teórico e prático) e teve a finalidade de promover a difusão de conhecimentos na produção de mudas, além de começar um trabalho de capacitação em arborização voltado para a comunidade. Dentro da programação, será oferecido também o curso de manejo da arborização, no próximo dia 20, a partir das 8h30, na sede da Semmas. Os interessados podem se inscrever pelo 3236-8587.

O curso Noções Básicas de Produção de Mudas reuniu 20 participantes. A parte teórica foi realizada na sede do Parque Lagoa do Japiim e a aula prática no Viveiro Municipal, na sede do Ifam (antiga Escola Agrotécnica Federal, no Distrito Industrial 2).
A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, explicou que a proposta é com as atividades estabelecer uma dinâmica no repasse de informações à população. O objetivo é não só ensinar o passo a passo do processo de produção de mudas ornamentais, frutíferas e florestais, como também fomentar nas pessoas o gosto pelo verde e os benefícios que ele traz. No curso, são ensinadas também técnicas de produção de mudas, preparo do substrato, adubação, quebra de dormência de sementes (métodos de aceleração do processo de germinação de sementes), manutenção de mudas e noções de legislação. As aulas foram ministradas pela engenheira agrônoma e chefe da Divisão de Arborização da Semmas, Rosemary Bianco.

No curso Noções Básicas de Manejo de Indivíduos Arbóreos desta quinta-feira, 20, a finalidade é demonstrar as melhores práticas do manejo de árvores, bem como o manuseio correto de equipamentos. O curso será dividido em duas partes (teórica e prática), no horário das 13h30 às 17h, no auditório da Semmas, com a aula prática no entorno da secretaria. A proposta será também buscar uma maior eficiência nas ações de manejo da arborização, principalmente no tocante às situações decorrentes de temporais, conflito com rede elétrica e quedas de árvores.

“Além de repassar informações sobre os procedimentos de manejo, o curso dará o pontapé para a sistematização das ações de manejo de árvores na cidade”, afirma o diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Heitor Liberato. O público-alvo são pessoas que trabalham diretamente com a atividade, a exemplo de prestadores de serviços da Eletrobrás Amazonas Energia, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal e Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp). As aulas serão ministradas pela engenheira florestal e chefe da Divisão de Planejamento e Acompanhamento de Projetos do Departamento de Arborização e Paisagismo da Semmas, Eliane Ramos.

Foto: Ascom

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.