Marcelo Dutra explica que a reposição de mudas está prevista no Plano de Manejo e Conservação da Arborização do Plano Diretor de Arborização Urbana. Ele lembra também que Manaus é a primeira capital da Região Norte a possuir regras de arborização urbana definidas em um plano diretor, aprovado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema). “A aprovação do plano foi importante para que pudéssemos consolidar o trabalho de arborização na cidade, que já recebeu efetivamente o plantio de mais de 80 mil mudas entre vias públicas e áreas degradadas”, ressalta.
O diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Heitor Liberato, admite que o ambiente urbano é muito agressivo para as mudas, daí a necessidade da reposição suplementar e a opção pela utilização das mudas nativas. “As mudas nativas se adaptam melhor a nossa região e comprovadamente ao ambiente urbano, esse foi um dos nossos principais desafios”, disse ele, acrescentando que o tráfego de pessoas que passam pelos canteiros, o vandalismo, o lixo que costumeiramente é lançado por motoristas e transeuntes e a colocação irregular de placas nas árvores são fatores que prejudicam o trabalho. As vias que sofrerão intervenções com obras de infra-estrutura viária, como BRT (Bus Rapid Transit) e monotrilho, não foram contempladas com o plantio uma vez que os canteiros centrais terão que ser removidos. Nesses casos, o plantio só poderá ser feito após o término das intervenções.
Na última terça-feira (30/10), os servidores da Semmas trabalharam na reposição de mudas na avenida André Araújo, no Aleixo – a sétima realizada nos últimos dois anos naquela via. Além de repor 27 árvores, a gerente de Arborização e Paisagismo da Semmas, Rose Bianco, informa que foram realizados também serviços de coroamento (capinação ao redor da planta), poda de condução (que elimina as brotações laterais e promove o levantamento da copa) e adubação complementar. Todas as mudas repostas têm mais de 1,8 metro de altura, o que aumenta a capacidade de resistência. Levantamento realizado em outros corredores indicou a necessidade de reposição de 350 mudas na Autaz Mirim, 92 na Costa e Silva, 396 na Estrada da Ponta Negra e 150 na Estrada do São Jorge.
(FOTO: MARINHO RAMOS / SEMCOM)