Semmas faz sensibilização dos moradores do entorno do Parque Lagoa do Japiim

Manaus – Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) fizeram, na manhã desta quinta-feira, 13, uma ação de sensibilização com os moradores da comunidade do Morrinho, no bairro Japiim, na Zona Sul. A atividade visando despertar a consciência e combater o problema do descarte irregular de resíduos na área do Parque Lagoa do Japiim.

A comunidade possui aproximadamente 400 residências distribuídas entre cinco becos que dão acesso às casas. Muitos moradores utilizam a área pertencente à segunda etapa como lixeira. Na abordagem, os moradores eram informados sobre os procedimentos corretos em relação ao descarte de resíduos, o horário de passagem do carro coletor na área e como utilizar o Posto de Entrega Voluntária (PEV). O ponto fica instalado no parque e serve para depositar os resíduos reaproveitáveis, como garrafas pet, papelão, jornal e óleo de cozinha.

A costureira Fausta Araújo, 47, uma das moradoras abordadas durante a ação, agradeceu pelas informações e garantiu que passará a entregar o óleo de cozinha – que utiliza para fazer frituras – no PEV, que fica próximo de casa. Os técnicos da Semmas constataram também outros problemas, a exemplo de buracos abertos no muro do parque, que deverão ser fechados; construção de casas em cima da tubulação de esgoto; e tubulações clandestinas que lançam efluentes domésticos na área do parque.

Na última semana, a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) realizou uma ação de limpeza e capinação na área. No entanto, na manhã desta quinta-feira, já havia sacos de lixo lançados no local. A ação foi acompanhada pela equipe da Guarda Civil Metropolitana que atua na segurança do parque.

(Semcom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.