Semjel tem atividades físicas gratuitas para crianças e adolescentes com deficiência

Prefeitura implanta atividades físicas para crianças com deficiência
Prefeitura implanta atividades físicas para crianças com deficiência
Prefeitura implanta atividades físicas para crianças com deficiência

Manaus, AM – Crianças e adolescentes com deficiências físicas e autistas têm a oportunidade de praticar atividades esportivas nos Centros de Esporte e Lazer (CELs) da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

Todas as sextas-feiras no CEL do Eldorado, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, crianças a partir de sete anos estão desenvolvendo atividades psicomotoras. A atividade também acontece aos sábados no CEL do Coroado, no bairro de mesmo nome, zona Leste, e no CEL Ninimberg Guerra, no São Jorge, zona Oeste, às terças e quintas, há a oferta de futsal para surdos.

O secretário Sildomar Abtibol explicou que o retorno da oferta dessas atividades para PCDs foi uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto diante da grande demanda de mães solicitando esse tipo de serviço. “Fizemos um esforço para conseguir profissionais da Educação Física com especialização nessas áreas para ampliarmos as ofertas de turmas”, afirmou o secretário, destacando o compromisso da atual administração municipal de oferecer esse serviço tão importante para as famílias.

Todas às sextas-feiras pela manhã, cerca de dez crianças autistas praticam atividades físicas no CEL do Eldorado. Para as mães, a oferta da atividade tem sido uma alegria porque como a maioria dos autistas tem hiperatividade, o exercício físico ajuda no controle do comportamento. “Meu filho fica mais calmo quando pratica atividade física”, disse uma mãe, cujo filho de sete anos tem autismo leve, mas é hiperativo, o que o deixa às vezes sem conseguir dormir.

Aos sábado, de 8h às 12h, acontece o Futsal para Surdos no CEL do Coroado e toda terça e quinta-feira, das 19h às 20hs, no CEL Ninimberg Guerra, no São Jorge. Natação para Pessoa Com Deficiência (PCD) é oferecida no CEL do Coroado às terças e quintas, das 17h às 22hs e no Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10, a modalidade esportiva oferecida é a Natação para PCD, no horário das 8h às 10hs.

O professor de Educação Física Eldo Gomes, que trabalha com autistas há alguns anos, explica a importância da atividade física para as crianças autistas. “Elas não têm noção de comando, não têm controle e a atividade física as ajuda a ter esses comandos”. Segundo ele, a ginástica faz com que as crianças desenvolvam sua motricidade e formas de se comunicar.

Amazonianarede-Semjel

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.