Semed realiza exposição de brinquedos pedagógicos na zona Leste

(Foto: Semcom)

Conscientização ambiental com amostragem de brinquedos confeccionados com sucatas foi o ponto forte da VI Edição dos Jogos de Educação Infantil e Meio Ambiente (JEIMA) realizada no auditório da Divisão Distrital Zonal – Leste II, no bairro Zumbi dos Palmares.

A atividade foi destinada a 11 unidades da zona Leste da cidade, sendo 9 Centros Municipais de Educação Infantil e duas Escolas de ensino fundamental. Professores, gestores, alunos e assessores pedagógicos participaram do evento.

A intenção da exposição foi mostrar os trabalhos realizados pelos educadores de educação infantil e avaliá-los. Para isso, foram convidados três educadores da DDZ – LESTE II para escolher, dentre os apresentados, os dois mais interessantes.

Vânia Guida, responsável pelo evento e assessora pedagógica da DDZ- Leste II, explica a relevância da amostra. “Os brinquedos apresentados neste dia tem o objetivo de contribuir no trabalho desenvolvido em sala aula e, consequentemente, no aprendizado dos alunos de educação de infantil” enfatizou a responsável.

Guida ainda menciona que esta exposição pode render frutos literários. “Mais adiante estamos pensando em fazer um livro e cartilhas demostrando os brinquedos aqui expostos com objetivo de levá-los de alguma forma a quem não teve oportunidade de conhecê-los e de estar aqui”.

Os brinquedos expostos tinham caráter pedagógico e envolviam as áreas do conhecimento da matemática, língua portuguesa, ciências naturais e sociais.

Além disso, a maior parte dos trabalhos tinha caráter multidisciplinar, ou seja, agregavam valores acadêmicos, morais e críticos. Um dos exemplos disso, foi o brinquedo desenvolvido e apresentado pela professora Raquel Xavier, do Cmei Beatriz Sverner que tem o objetivo de contribuir no crescimento da linguagem oral, imaginação, criatividade, de alunos de 4 a 6 anos, bem como fornecer valores em torno da cidadania e do meio ambiente.

Raquel ressalta o que sentiu ao participar da exposição. “Estou muito feliz pelo convite e por saber que meu trabalho está sendo valorizado. Espero expor em outros momentos”, comentou.

As unidades educacionais que participaram da exposição foram: Os Cmeis Ângela Maria, Cacilda Pinto de Oliveira, Maria Emília, Beatriz Sverner, Adelaide Wanderley, Dulcineia Tinoco, Tancredo Neves, Erick Souza e Santa Tereza. Além das escolas Lili Benchimol e Zenaira Bentes.

Ao final do evento foram entregues os troféus de 1º e 2º lugar às escolas escolhidas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.