A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta segunda-feira, 18, a ‘5ª Semana da Saúde do Servidor da Educação’. As atividades ajudam a prevenir e minimizar situações de riscos à saúde dos servidores da rede municipal de ensino, melhorando a qualidade de vida no trabalho.
De acordo com a chefe da Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS) da Semed, Lúcia Regina, o número de servidores afastados por conta de problemas de saúde chega a quase 5 mil por ano.
“Nós do Serviço Social que trabalhamos com os afastamentos, os pedidos de licença médica para a Junta Médica, podemos perceber pelas nossas estatísticas o grande número de afastamento por doenças. As que mais causam afastamento é a ortopedia osteomuscular e, em segundo, a depressão”, relatou.
Os servidores, que foram ao auditório da Semed, puderam acompanhar a palestra do médico psiquiatra Leandro Boni Fajardo, que conversou sobre o que é o transtorno mental, a atuação do profissional da psiquiatria e a maneira de prevenir os transtornos mentais. Ele também ouviu os questionamentos dos servidores.
Ocine Alves de Oliveira, professor do Ensino Fundamental na Escola Municipal Maria do Carmo Rebello de Souza, no bairro São José 2, destacou que além das doenças como a depressão, os professores têm que ficar em alerta com os problemas na garganta.
“É muito importante esse evento, pois o servidor tem que saber as doenças que ele pode ter se ele não se tratar, essas ações ajudam a prevenir. Outro caso é o da voz, tem professor em sala de aula que não sabe usar a voz e tem muito problema, pois ele grita de forma indevida e acaba tendo problemas nas cordas vocais. Além disso, tem a postura, o problema na coluna, da forma de ficar em pé, de sentar. Eu não sabia desse número todo de servidores afastados por doenças, é um prejuízo muito grande para a educação”, disse o professor.
Ainda de acordo com Lúcia Regina, além das palestras serão oferecidos atendimentos médicos com clínico geral, na sede da Semed, na sala do serviço social. Terá, também, os serviços oferecidos pela Carreta da Mulher, com exames variados.
Texto: João Pedro Figueiredo – Foto: Cleomir Santos