Semed apresenta nova proposta para a Educação Infantil

Novidades no ensino
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Manaus – Utilizar a brincadeira como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento das crianças faz parte da nova proposta curricular da Educação Infantil nas escolas da rede municipal de ensino. O projeto foi apresentado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), na manhã desta sexta-feira, 11, em evento que reuniu professores, gestores e pedagogos das unidades de ensino que atuam na educação de crianças.

A mudança atende a diretriz curricular nacional da Educação Infantil e foi preparada por uma comissão composta por servidores da Semed e profissionais de outras instituições, entre elas: Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Conselho Municipal de Educação e Fórum Amazonense de Educação Infantil.

A nova proposta curricular visa utilizar linguagem, diversidade, tecnologia e meio ambiente no desenvolvimento das crianças. Atualmente, a Semed atende a mais de 45 mil alunos da Educação Infantil.

Para a chefe interina da Divisão de Educação Infantil, Eline Alves de Lima, o documento vai servir para nortear as ações pedagógicas do professor em sala de aula. “A proposta dá subsídio às atividades de pedagogos, gestores e professores da educação infantil. Essas atividades devem surgir a partir das brincadeiras e interações com os coleguinhas, ou seja, é brincando que a criança aprende. É ciente dessa verdade que criamos a nossa proposta curricular”, afirmou.

Importância do lúdico

Segundo a professora Eliseanne Lima, integrante do Fórum Amazonense de Educação Infantil e que compôs a comissão de reestruturação da proposta curricular da Semed, “o brincar” é a ferramenta mais eficaz para a educação de crianças, por isso a nova proposta foi pautada em cima do lúdico.

“A criança se relaciona com o mundo através da brincadeira. Brincar não é algo secundário ou para passar o tempo, mas o cerne das relações que a criança estabelece com o mundo”, explicou.

Reforçando a importância da nova proposta educacional, a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Ana Falcão, lembra que a Educação Infantil é que garante a base para o bom desenvolvimento escolar de um aluno nos anos subsequentes. “Tudo começa na Educação Infantil. Lá a criança adquire competências e habilidades que vão fornecer outros níveis de aprendizado e a facilidade com os conteúdos das series mais a frente”, falou.

A nova proposta curricular foi impressa e está sendo distribuída para os mais de dois mil professores de Educação Infantil da Semed.

Texto: Thiago Botelho – Foto:Cleomir Abreu

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