Noventa e seis Varas e Juizados do Tribunal de Justiça do Amazonas se cadastraram para o evento, que começa na próxima segunda-feira (27 de novembro).
Amazonas – A 12ª Semana Nacional da Conciliação (SNC2017), que acontece de 27 de novembro a 1° de dezembro, realizada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Corregedoria-Geral de Justiça, já está com 10.439 audiências pautadas em todo o Estado, nas 96 unidades judiciárias que se cadastraram no SICAE (Sistema de Cadastro Estatístico).
Na capital, a abertura da semana acontecerá às 8h do dia 27, simultaneamente, em todos os quatro Fóruns.
O presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli, e o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Aristóteles Lima Thury, participarão da abertura no Fórum Ministro Henoch Reis (na zona Sul). Nos demais, fóruns a solenidade também será realizada com a presença de desembargadores da Corte Estadual.
Na capital, 45 unidades judiciárias, incluindo Juizados Especiais Cíveis e Criminais, Varas Cíveis, Criminais, de Família e de Fazenda Publica, Núcleo de Família, Polo Avançado do Núcleo de Família e Centro Judiciário de Solução de Conflitos irão participar da SNC. No interior do Estado, um total de 51 unidades judiciárias participarão do período de esforço concentrado para as atividades de conciliação.
“A Semana Nacional da Conciliação é uma atividade tradicional, sendo um evento realizado com grande êxito no nosso Estado. Todos sabemos que a conciliação é o melhor caminho para a paz social”, explica o corregedor-geral de Justiça, desembargador Aristóteles Thury. Segundo ele, “a conciliação é uma cultura que vem se estabelecendo ao longo do trabalho dos tribunais com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Corregedoria tem esse escopo também, não somente corrigir, mas encontrar soluções que apoiem a atividade fim e uma maneira de amenizar o sofrimento do jurisdicionado”, esclarece o desembargador Thury.
Durante o evento, vários tipos de conflitos podem ter uma solução por meio de acordo, como pensão alimentícia, guarda dos filhos, divórcio; partilha de bens; acidentes de trânsito; dívidas em bancos; danos morais; demissão do trabalho; questões de vizinhança, questões de consumo, entre outros.
Para o período da Semana Nacional de Conciliação 2017 a pauta já está fechada, mas caso a pessoa que tem processo decida conciliar é preciso buscar no tribunal onde o processo foi instaurado, o núcleo ou o centro de conciliação para comunicar que deseja fazer um acordo. O tribunal ou a Vara responsável fará um agendamento para tratar do processo.
Amazonianrede-TJAM